Eleições 2024: Faltam 14 mil eleitores para Imperatriz ter segundo turno

Por: Guilherme Carneiro

Faltam apenas 14 mil eleitores para Imperatriz poder realizar o segundo turno nas eleições para prefeito de 2024, segundo dados da Câmara Municipal.  Atualmente, a cidade possui 186 mil eleitores ativos, e o Tribunal Superior Eleitoral e Câmara Municipal estão promovendo uma campanha para atingir os 200 mil títulos eleitorais necessários para o segundo turno. 

Neste último mês, membros da Corte e o procurador do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Paulo Sérgio Duarte, estiveram em Imperatriz para palestras de incentivo ao voto, direcionada a jovens. 

Além de representantes de  órgãos oficiais, alguns dos pré-candidatos a prefeito de Imperatriz também estão aderindo a campanha eleitoral, como é o caso de Franciscano Soares (MDB) e Nilson Takashi (NOVO. 

Nilson acredita que apenas com o segundo turno é possível evitar de eleger um candidato com menos de 30% dos votos,  “Em 2016 o prefeito foi eleito com apenas 29% de aprovação, em  2020 foi com 26%, se não alcançarmos a marca dos 200 mil eleitores, um prefeito pode ser eleito com muito menos aprovação”, explica. 

Franciscano Soares destaca que quando um prefeito é eleito com 26% é preciso lembrar que 74% da população escolheu outra alternativa. “Eu defendo o segundo turno, porque eu entendo que somente quando um candidato se elege com 51% de aprovação ele estaria com aval para pleitear as mudanças necessárias”, relata.

A campanha do TSE e da Câmara visa não somente os eleitores que ainda não possuem títulos, mas também aqueles com pendências na justiça eleitoral, assim como pessoas que votam em municípios vizinhos, mas residem em Imperatriz.

A justiça eleitoral estará à disposição ao público na Câmara Municipal de Imperatriz de segunda-feira a sexta-feira, nos horários das 8h00 às 13h00, e das 14h00 às 18h, o prazo para regularização, atualizações de cadastro e emissão de títulos vai até o dia 08 de maio de 2024.

Nilson Takashi fala da necessidade de ter segundo turno em Imperatriz.

Franciscano Soares diz acreditar no segundo turno.