Cursos preparatório auxilia quem deseja ingressar no ensino superior pelo Enem

Neste domingo (12) acontece o segundo dia de Enem

Por: Sarah Rocha

A maioria dos estudantes opta pelo apoio de cursos preparatórios para realizar o Enem. Na cidade existem vários cursos, tanto particulares como públicos: Seja mais, Expoente, cursinho popular UEMASUL, entre outras aulas online através do Youtube.

Os cursos auxiliam no processo preparatório do vestibulando e buscam estratégias para desenvolver o aprendizado. “É uma rede de apoio para o aluno se sentir mais preparado e mais confiante. Tem simulados, provas, questões diariamente para resolver”, relata a estudante.

Para o professor Alexandre Sousa o Enem é uma oportunidade para ingressar no ensino superior. “Existem muitos preparativos para quem quer fazer o Enem. É uma oportunidade única para quem deseja entrar em uma diversidade”, conta.

A estudante Nayd Jhanny Pacheco informa que o primeiro dia trouxe tema de redação relevante. “O primeiro dia foi bem cansativo, mas também bem proveitoso. Teve um tema de redação bem repercutido e que faz muito sentido na sociedade atual”, relata.

O Enem é conduzido ao longo de dois dias, abrangendo quatro avaliações objetivas. No total, são 180 perguntas, distribuídas igualmente, com 45 questões em cada área de conhecimento.

A segunda etapa do exame está agendada para o próximo domingo, 12 de novembro, e contempla as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, juntamente com matemática e suas tecnologias.

A prova é responsável por analisar o rendimento acadêmico dos estudantes ao concluírem a educação básica. Ao longo de mais de vinte anos de existência, o Enem consolidou-se como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e por programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e serve de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Professores da rede pública incentivam os alunos a procurarem cursos preparatórios para estarem ainda mais preparados no dia da prova. “Há sempre um cuidado por parte de alguns docentes a orientação dos alunos irem além da sala de aula”, relata o professor Francielton Nascimento.