Todos os anos as apresentações de natal encantam muitas pessoas no mundo inteiro com cada detalhe que vai desde as roupas e falas, até o cenário. Para os cristãos, celebrar o natal é vivenciar o  nascimento de Jesus no dia-a-dia e nesse sentido um grupo de jovens de Davinópolis realiza todos os anos a peça de natal, na noite de 24 de Dezembro em um momento na missa de vigília.

Com mais de vinte anos de tradição, o grupo de jovens Jovens Unidos em Cristo  (JUC) realiza as apresentações de natal na igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua em Davinópolis, Maranhão. O grupo faz parte da Pastoral da Juventude da Diocese de Imperatriz e conta com a participação de cerca de vinte e cinco jovens.

A peça de natal, assim conhecida entre os membros do grupo, iniciou as apresentações em meados de 1997, a partir das apresentações da Via Sacra que os jovens já realizavam na comunidade. Surgiu com o objetivo de “evangelizar através do teatro e também fazer com que os jovens do grupo pudessem vivenciar esse momento do advento, da espera do Cristo que vai nascer, fazendo todo o percurso até o nascimento de Jesus para mostrar a comunidade”, afirma o assessor diocesano da Pastoral da Juventude, Dinaldo Oliveira.

Os jovens se reúnem durante todo o mês de novembro e alguns dias de dezembro para os ensaios, e quando chega o dia das apresentações os figurinos improvisados com túnicas e outros tecidos ganham novos significados com o personagem representado. O cenário especial do estábulo é montado dentro da igreja para todos verem, com palhas e uma manjedoura de madeira.

Imagens da apresentação de natal realizada pelos jovens na comunidade. (Acervo do grupo)

“As apresentações de natal foram deixadas como herança para as futuras gerações do grupo por isso é realizada até hoje para toda a comunidade”, afirma o assessor do grupo, Dinaldo Oliveira.

Este ano a apresentação ganhou um novo olhar e pretende mostrar à comunidade como está sendo visto o natal entre as pessoas e qual o verdadeiro sentido.

Para os jovens que participam e já participaram da encenação, esse é um momento importante para a vida, pois mostra para todos o nascimento de Cristo e os aproxima cada vez mais uns dos outros. Confira, alguns depoimentos:

É a minha primeira vez participando de uma peça assim, mas sempre tive vontade de participar. Eu sentava no banco e olhava todo mundo atuando, eu gostava só que não tinha coragem de perguntar para alguém se eu podia participar. Comecei a participar e estou gostando, o povo aqui são todos felizes, lá em casa também é feliz, mas não tipo assim dentro da igreja… Pra mim é bom, porque assim a gente tem a chance de atuar pela primeira vez na vida…

Jhennifer Gomes

Participante , Grupo Jovens Unidos em Cristo - PJ

A importância de estar apresentando uma peça de natal para a comunidade é a chance, de estar interagindo com pessoas diferentes, além também da gente estar passando uma mensagem, levando a Palavra.. É importante pra gente ter essa interação em representar, porque a gente é capaz de vivenciar mais ainda essa Palavra a qual estamos pregando na frente de todos e é uma forma de trazermos mais jovens para dentro da igreja. Pois a partir dessas peças as pessoas conhecem e a gente convida. Então a importância dessas peças é isso, é levar a Palavra, interagir com pessoas novas, fazer novas amizades e se redescobrir como pessoa também.

Verônica Santos

Coordenadora, Grupo Jovens Unidos em Cristo - PJ

Eu participo do grupo JUC já faz uns 4 anos, o que me leva a participar de peça teatral para a comunidade é poder mostrar que o verdadeiro sentido do natal é o nascimento de Cristo aquele que veio para nos dar a salvação, dar a luz para aqueles que estavam na escuridão e reanimar os corações que estavam entristecendo na fé. Acho muito bom participar das peças teatrais como peça de natal, via sacra, tentar incorporar para tentar refletir na comunidade que o natal não é simplesmente só viajar, festas e ganhar presentes, mas sim comemorar o nascimento de Cristo que é aquele que veio para nos salvar.

Raimundo Nonato Monteiro

Participante , Grupo Jovens Unidos em Cristo - PJ

Tenho já um bom tempo no JUC, conhecendo a Pastoral da Juventude e pra mim é importante esse estar junto, fazer as coisas acontecerem todos juntos, ajudando um ao outro. É o que a gente desenvolve junto, aprendemos e construímos.

Beatriz Pereira

Participante , Grupo Jovens Unidos em Cristo - PJ

A experiência de fazer essa peça de natal é muito boa, pois a gente pode sair, juntar os jovens da paróquia e isso é muito bom pra mim. Gosto do dia de natal, pois  é bom que a gente junta a família e os amigos. Fazer essa peça é muito bom, já que foi o dia do nascimento de Jesus e fazer essa peça junto com amigos da igreja é muito melhor. A gente vem se diverte, brinca e ao mesmo tempo leva a Palavra através da peça.

João Batista

Participante , Grupo Jovens Unidos em Cristo - PJ

Participo do JUC desde 2012 e é muito importante para a comunidade essa vivência que é um momento especial do nascimento de Jesus, isso faz a comunidade se sentir mais próxima dessa realidade que aconteceu a tanto tempo. Na peça há sempre uma mística especial, onde o eu e o tu forma o nós em uma comunidade. Então é importante essa experiência, eu já fiz o papel de reis, de anjo, e é importante essa vivência, a participação do jovem na comunidade que se sente privilegiada por estar vendo encenada o nascimento de Jesus.

Maria Antonia Pereira

Participante , Grupo Jovens Unidos em Cristo - PJ

Antes de participar da peça de natal eu achava que era algo muito difícil de se fazer, admirava muito as pessoas que se envolviam e que faziam aquele momento acontecer! E por timidez e medo eu nunca me imaginei fazendo parte! Só que ao participar ativamente do Juc e me envolver nas suas atividades, consequentemente me vi ensaiando pra tão importante peça de natal, e tive a certeza que realmente era algo difícil mais não impossível. Para mim como para qualquer pessoa que realmente se dedique para o momento, participar da peça de natal foi muito importante e muito satisfatório. Creio que ajudou na minha desinibição, no meu entrosamento no grupo, e como reflexão do momento vivido, pois no decorrer dos ensaios até  a apresentação cada um já se sente muito tocado por seu personagem, já se sente parte daquele momento que estamos representando. Acho interessante como a peça une as pessoas do grupo,e envolve pessoas de demais movimentos, pois ali todos estão focados no mesmo propósito, então a peça além de promover um momento de reflexão pra comunidade, nos bastidores construímos laços, isso mostra o quanto é importante trabalharmos juntos como grupo  para alcançar algo!

Maria Karoline Santos

Participante , Grupo Jovens Unidos em Cristo - PJ

Além da via sacra que fazia a evangelização através da dramatização da via crucis de Cristo, percebemos a necessidade de fazer o nascimento de Jesus, e a partir dai começou a ser feita a apresentação de natal na paróquia.. Evangelizar o jovem ele mesmo fazendo a apresentação também evangelizando na comunidade os fiéis da igreja. 

Dinaldo Oliveira

Assessor, Grupo Jovens Unidos em Cristo - PJ

O grupo de jovens JUC se reúne aos sábados na Igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua em Davinópolis – MA, a partir das 19h. Acesse a página do grupo no facebook ou  da Paróquia e saiba mais.