Cresce em mais de 10 vezes estoque de sangue em Imperatriz e hemonúcleo bate recorde de arrecadação

Lucas Lima da Cunha

 (@lucaslima_llc)

Hemonúcleo de Imperatriz arrecadou 1.536 bolsas de sangue em menos de um mês, em junho, e alcançou o maior número de doações em sua história. O estoque estava com apenas 150 bolsas disponíveis, mas com a campanha “São João da doação” o Hemomar chegou a esses números, segundo a coordenadora da instituição, Letícia França Cunha.

Os homens além de serem minoria na procura para doação, 40%, são os que mais reprovam nas triagens hematológicas e médicas

De acordo com a coordenadora, o mês de junho foi um período de muito incentivo para as doações, pois é um mês especial. “Foi o mês que a gente resolveu incentivar e intensificar a missão, porque foi o mês ‘Junho Vermelho’ que era em combate ao câncer de Glicemia e incentivo a doação de sangue, então a gente fez uma estratégia para divulgar mais e acabou que a gente realmente ultrapassou as nossas expectativas. Foi algo que nunca havia acontecido e a gente ficou muito feliz, frisou. O São João da doação ocorreu entre os dias 12 e 18.

A meta diária do Hemonúcleo é de 80 bolsas de sangue e os números estão bem próximos disso, 75 bolsas estão sendo doadas por dia, o que é mais que maravilhoso, pois Leticia afirma que nesse período do ano a tendência no número de doações é diminuir. “Esse mês de julho a tendência é cair as doações por causa das festas, férias, viagens, então a gente sente o impacto. Mas no momento nosso estoque está bom, está ótimo”. E quando o banco está super abastecido, as bolsas são remanejadas para outros 27 municípios da seara de Imperatriz.

De todas as pessoas que procuram o Hemomar para fazer essa ação solidária a maioria são mulheres, chegando a cerca de 60%. Os homens além de serem minoria na procura para doação, 40%, são os que mais reprovam nas triagens hematológicas e médicas, os números chegam a ultrapassar a metade dos inaptos a doar, que são 3 em cada 7 pessoas, ou seja, de 3 doadores que reprovam nos testes, 2 são do sexo masculino.

Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Em cada doação a quantidade máxima de sangue retirada é de 450 ml e o organismo irá repor o volume de sangue doado logo nas primeiras 24 horas após o procedimento. Nenhum dos materiais utilizados neste processo é reutilizado, garantindo a segurança do doador e evitando qualquer tipo de contaminação. Os homens podem realizar até quatro doações de sangue por ano, com intervalo de dois meses entre cada uma delas. Já as mulheres podem doar sangue três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre uma doação e outra. Para quem fez tatuagem, o intervalo de doação é de um ano.

Para se tornar um doador a pessoa realiza um cadastro, tendo que apresentar um documento com foto, em seguida o doador passa pelas tiragens médicas, caso seja aprovado já pode doar imediatamente. É necessário ter entre 16 a 69 anos de idade (Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável), e ter mais de mais de 50 kg. Não pode doar quem faz uso de medicamento ou ingeriu bebida alcoólica no dia anterior. Após a doação os homens estão liberados para uma próxima após 60 dias e mulheres 90 dias.

Maria Célia Reis de Abreu, técnica em enfermagem no Hemonúcleo, conta que é comum as pessoas chegarem em jejum, no entanto, ela lembra que é essencial uma boa alimentação antes da doação: “É uma recorrência que temos aqui no Hemonúcleo: o pessoal chegar em jejum, mas é o oposto, tem que ter uma alimentação boa, de preferência com frutas, algo leve e saudável, evitando comidas gordurosas”. Muita gente ainda não doa sangue devido ao medo, desinformação, falta de incentivo, mas se tornar um é algo que ajudará a salvar vidas. “Por isso é importante se tornar um doador, para que esse banco de sangue esteja sempre completo para que nunca fique vazio, porque se não tiver doador, com estoque baixo não dá para atender a demando dos nossos pacientes”, completou a técnica.

Na doação de sangue existe uma via de mão dupla, ganha quem recebe e também quem doa, pois a satisfação é uma recompensa valiosa. “A motivação principal foi de poder ajudar e até salvar a vida de alguém. Sempre convivi com pessoas que necessitavam de sangue constantemente e saber que os estoques estavam tão baixos, me preocupou muito. Doar sangue é doar vida. Uma picada de agulha não é nada em comparação a gratificação que você sente ao poder ajudar alguém, o processo é todo muito seguro, você não vai se arrepender”, citou Camila Dantas Mariano, doadora.

Serviço:

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30.

Hemonúcleo contato@salvovidas.com e salvovidas.com