Coração Solidário transforma vidas por meio da empatia e solidariedade

Colégio Adventista promove ação beneficente às comunidades ribeirinhas

Hellen Amorim

O projeto “Tenho um Coração Solidário” é uma iniciativa da rede de Educação Adventista que tem por objetivo estimular ações sociais na comunidade escolar. A meta é a de arrecadar doações que auxiliem moradores ribeirinhos mais necessitados, despertando nos alunos o olhar sensível às demandas dos menos favorecidos. Em 2023 o Colégio Adventista de Imperatriz conseguiu doar, com o auxílio dos pais e alunos, um total de R$ 13.437,70.

Uma história que começou a ser escrita em 1931, com os missionários adventistas Leo e Jessie Halliwell. Atualmente, com a coordenação da Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Adra-Brasil), as lanchas Luzeiro XXVI e XXX percorrem os rios Negro e Solimões levando atendimento médico aos ribeirinhos.

Voluntários embarcam em lancha missionária (Crédito: Cândido Gomes)

Em Imperatriz, neste ano, a iniciativa foi realizada nos meses de março e abril. Durante esse período, foram trabalhados temas como generosidade, solidariedade e cuidado ao próximo, conforme conta Kevin Vinicius, 23 anos, pastor escolar e responsável pelo projeto na escola. “A educação adventista do norte do Brasil se disseminou a partir dos trabalhos das lanchas missionárias, que foram de grande ajuda para as famílias ribeirinhas. Especialmente quando havia dificuldade de locomoção, não havia ônibus, avião e tudo mais”, explica Kevin.

Entre tantos missionários e voluntários, o propósito de servir permanece. “Estive no Luzeiro e conheci de perto a família do comandante de uma das embarcações, que contou histórias incríveis de gerações de pessoas beneficiadas há 90 anos a partir desse tão importante projeto”, lembra o coordenador da Adra no Maranhão, Marcos Roberto Corrêa, 49 anos.

Engajado na iniciativa, o Colégio Adventista de Imperatriz envolveu os alunos, pais e funcionários. “Para mim esse é um projeto que demonstra um dos grandes propósitos do Colégio Adventista: ajudar o próximo por meio de doações e mostrar um olhar empático e atencioso. Eu sinto que essa é realmente a minha missão de vida”, destaca Ana Luísa Cunha, aluna da instituição e missionária.

Em um mês, as doações superaram o valor estipulado, segundo informa o auxiliar financeiro do colégio, Luiz Eduardo Paiva, que elogiou o envolvimento dos estudantes, familiares e professores. “A gente vendeu alguns picolés também e arrecadou algum montante ali um pouco menor do que os dos alunos, mas também significativo”.

Distribuindo Esperança

Além da ajuda médica que as lanchas levam, a ação também distribuiu o livro missionário do ano, “O grande conflito”. “As pessoas precisam de atendimento que vai muito além da assistência física: precisam de esperança “, explica Graciele Marques, professora de educação adventista.

Kemilly Maísa, ex-integrante da instituição, conta que a ação ainda chama a atenção dos moradores do bairro. “Foi uma honra participar como aluna”. Famílias de estudantes, de colaboradores e da comunidade também compartilham do mesmo sentimento.

Esta matéria faz parte do projeto da disciplina de Redação Jornalística, chamado Meu Canto Também é Notícia. Os alunos e alunas foram incentivados a procurar histórias jornalísticas em seus próprios bairros. Essa é a primeira publicação oficial de todas, todos e todes.