Conheça sete vacinas disponíveis em todos os postos de saúde da cidade

Juliana Carvalho Rabelo Pinheiro, Lia Eugênia Amaral e Marcus de Arruda Marinho

 

Com a maioria da população em isolamento social, o calendário de vacinação para muitas pessoas acabou atrasando, para aqueles que não puderam atualizar a carteira de vacinação esse ano, saiba que o momento pode ser favorável. A flexibilização junto com a conscientização, está permitindo que muitas atividades ganhem mais viabilidade nos próximos meses.

A atenção primária, constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como principal porta de entrada, e centro de comunicação com toda rede de  saúde tem buscado a universalização da distribuição de serviços dentro da cidade. Dentro do município de Imperatriz, há um total de 37 Unidades Básicas de Saúde que prestam atendimento das 8 horas às 12 horas, e das 14 horas às 18 horas no período vespertino. Nesse período são realizadas consultas, tratamentos preventivos, distribuição de remédios, entre outros, o serviços de vacinação.

Durante a pandemia, a saúde centralizou-se em torno do tratamento da COVID-19, porém o atendimento de rotina sendo essencial continuou a funcionar na maior parte da cidade. As vacinações continuaram e continuam acontecendo sob medidas restritivas e de proteção. A prefeitura aconselha que se respeite os grupos de prioridade para o recebimento das vacinas e se siga os protocolos de segurança durante os procedimentos.

Dentre as restrições dadas pela Secretária de Saúde, destacamos que deve-se manter uma quantidade mínima de pessoas dentro do local de vacinação, por exemplo, se porventura seja necessário entrar com uma criança, é permitido apenas um acompanhante. Recomenda-se manter a distância de até dois metros de cada pessoa, caso haja fila. O único documento necessário para vacinar é a carteira de vacinação, e se eventualmente você não estiver em posse da sua carteira, ainda assim será vacinado, a dose da vacina tomada, passa a ser lançada no sistema através do seu CPF.

Manter o calendário de vacinação atualizado é de extrema importância, tanto para a sua saúde quanto para sua família. Sendo uma realidade nacional, ele faz parte da vida dos brasileiros desde a infância até a maioridade, assegurando a prevenção de toda população. O serviço de saúde de Imperatriz atualmente está oferecendo a grade de vacinação por todos os postos da cidade, caso ocorra da vacina acabar, ela será reposta em torno de uma semana, segundo a Secretária de Saúde do município. Para facilitar trouxemos aqui algumas informações importantes das sete principais disponíveis no calendário nacional de vacinação.

 

 

 

HEPATITE B

A Hepatite B é uma doença viral infecciosa transmitida pelo vírus VHB, que infecta as células do fígado – os hepatócitos. A é obrigatória de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. A hepatite B pode causar doenças como: hepatite aguda, hepatite B crônica, hepatite fulminante.

Onde encontrar: Todas as UBS da cidade.

Grupo de prioridade: Menores de um ano de idade, a partir do nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o parto e crianças e adolescentes entre um a 19 anos de idade.

Nº de doses: Dose ao nascer; 3 doses: a partir de 7 anos de idade; 3 doses: de 20 a 58 anos; 3 doses a partir dos 60 anos.

 

 HPV 

A vacina quadrivalente serve para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina e câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.

Onde encontrar: Todas as UBS da cidade

Grupo de prioridade: meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.

Nº de doses: 2 doses: a primeira: aos 9 anos; a segunda: dos 10 aos 19 anos.

 

 

 

FEBRE AMARELA

É recomendada a vacinação principalmente para aqueles que irão viajar para onde se tem a maior casos da doença. Como não tem cura e sim tratamento, a vacinação é muito importante. Em 2017 o Brasil adotou a dose única. A doença causa náusea, dor de cabeça e sua maior característica são os olhos amarelados.

Onde encontrar: Todas as UBS da cidade

Grupo de prioridade: recém-nascidos a partir dos 9 meses.

Nº de doses: dose única.

 

TRÍPLICE VIRAL 

A vacina tríplice viral é uma combinação de vírus vivos atenuados. É indicada para proteger o organismo contra os vírus do Sarampo, Caxumba e Rubéola, prevenindo o desenvolvimento destas doenças e suas possíveis complicações para a saúde.

Onde encontrar: Todas as UBS da cidade

Grupo de prioridade: Crianças

Nº de doses: A primeira dose geralmente acontece com crianças de 9 a 12 meses de idade, e a segunda entre 2 a 6 anos. As duas doses asseguram 97% de imunidade contra sarampo e rubéola e 88% contra caxumba.

 

 

VARICELA 

Uma doença altamente contagiosa causada por uma infecção do vírus varicela-zoster, é mais conhecida no Brasil pelo nome catapora. Causa febre e tem como principal característica manchas vermelhas pelo corpo que causam coceira.

Onde encontrar: Todas as UBS da cidade

Grupo de prioridade: Crianças nos seus primeiros meses de vida

Nº de doses: Duas doses; primeira aos 12 meses e a segunda: dos 15 a 24 meses de vida

 

POLIOMIELITE

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus de gravidade extremamente variável: o Poliovírus. Essa doença pode afetar tanto adultos quanto crianças, mas por ser mais contraída na infância, ficou conhecida como “paralisia infantil”.

Onde encontrar: Todas as UBS da cidade

Grupo de prioridade: crianças de 1 ano a menores de 5 anos

Nº de doses: O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

 

 

DTPa PARA GESTANTES

A vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto (dTpa: difteria, tétano e coqueluche) é indicada para ser tomada na gravidez porque estimula o organismo da mulher a produzir anticorpos, que depois passam para o bebê através da placenta.

 

Onde encontrar: Todas as UBS da cidade

Grupo de prioridade: futuras mães a partir da 20ª semana de gestação

Nº de doses: 1 dose da DTPa (sendo esta, entre 27 e 36 semanas)