Conheça algumas pessoas que dão orgulho à Imperatriz e levam o nome da cidade para o Brasil e o mundo

Repórteres: Rennan Santana e Lucas Lima

Fotos: Arquivos pessoais e imagens da internet.

São muitas as pessoas que trazem orgulho para Imperatriz. Os talentos que orgulham a cidade estão em diversas áreas. Pensando nisso, o Imperatriz Notícias decidiu listar algumas dessas personalidades imperatrizenses que carregam consigo o nome da cidade e do estado, para o Brasil e o mundo a fora. Os critérios usados para selecionar as pessoas que integram a esta lista foram: primeiro e mais importante ser natural de imperatriz, ou seja, ter nascido na cidade, segundo ter realizado grandes feitos a nível nacional e internacional, ou pelo menos ter participado de eventos deste nível, independente do campo de atuação. Entendemos que há muitos outros nomes importantes que poderiam compor essa lista, mas ela é inicial e quem sabe possamos, inclusive com a ajudar do leitor, criar ainda mais matérias assim, com outros contemplados.

De qualquer modo, quem está aqui em destaque, traz muito orgulho.

O esporte tem uma grande parcela da área de conquistas dos imperatrizenses, skate, judô, hipismo, box chinês, e outros. Rayssa Leal, por exemplo, quebrou vários recordes e estabeleceu outros, além disso já acumula inúmeras conquistas em tão pouco tempo de carreira. Aos 13 anos ela conquistou medalha de prata nas Olimpíadas e se tornou a medalhista brasileira mais jovem de todos os tempos. No hipismo, Imperatriz conta com os grandes feitos do cavaleiro Marlon Zanotelli que carrega consigo várias conquistas, sendo o melhor cavaleiro brasileiro e ocupa a sétima colocação no ranking de melhores do mundo. Outro grande feito inédito realizado por um atleta de Imperatriz foi conquistado pelo atleta de Boxe Chinês Weberth Silva, que na cidade de Buenos Aires consagrou-se campeão mundial de sua modalidade trazendo um grande orgulho não somente para sua cidade natal, mas também para o Brasil, pois foi o primeiro brasileiro a conseguir tal feito.

Mais um atleta que também orgulha sua cidade natal é Ítalo Mazzili que iniciou a carreira no judô aos três anos de idade e hoje aos 25, é um multicampeão. Entre os troféus em sua galeria de títulos estão quatro campeonatos brasileiros, 2º lugar no Pan-Americano em Quito no Equador em 2019 e vários outros locais e regionais. Temos também a garotinha Lara de Melo Domingues de somente 8 anos, que competiu com outras 31 candidatas ao prêmio Mini Miss Beleza Fashion Brasil e conquistou o primeiro lugar.

Além das grandes conquistas nos esportes, Imperatriz também possui seus motivos de orgulho no campo das pesquisas. Um deles é Gustavo Botega Serra, um jovem pesquisador com grande talento e muitas conquistas importantes. Uma das realizações mais importantes de sua carreira foi a conquista simultânea do prêmio Weizmann e a credencial para participar da Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), prêmios conquistados na Febrace 2023 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), fazendo dele o segundo brasileiro na história a conseguir este feito.

Ainda na área da pesquisa temos Francisco Raimundo Pereira Junior, que junto com outros pesquisadores desenvolveram produtos através dos resíduos do açaí, e lhes renderam muitos prêmios, dentre eles o terceiro lugar no prêmio sociedade sustentável da Sumitomo Chemical e título do torneio Brasileiro de sustentabilidade. Hoje Francisco concorre ao top 3 de melhores universitários brasileiros do ano 2023.

Além de todos estes citados, a cidade de Imperatriz pode se orgulhar também por outros, de pessoas que levam seu nome por várias partes do mundo através de seus dons, talentos e habilidades sejam elas no esporte, pesquisa e muito mais. Confira agora algumas dessas personalidades imperatrizenses que representam a cidade para a nível nacional e internacional, nos dando muito orgulho por conta de suas conquistas.

Lista:

1. Jhulia Rayssa Mendes Leal

Idade: 15 anos

Rayssa Leal dispensa apresentações, ela não só é a imperatrizense e maranhense de maior renome a nível nacional, como também é uma das personalidades brasileiras de maior reconhecimento mundial. Status esse conquistado pelos seus grandiosos feitos através do skate que impressionam a todos devido a sua pouca idade. Rayssa ganhou destaque aos 7 anos, após um vídeo seu viralizar na internet, no qual ela realizava manobras de skate fantasiada de fada, vídeo este que lhe rendeu o apelido de “Fadinha do skate”. Em 2019, aos 11 anos, deu os primeiros passos para se tornar um fenômeno mundial, estreando na Street League Skateboarding (SLS), e entrando para a história como a mais jovem, entre homens e mulheres, a competir, subir em um pódio e ganhar uma etapa da SLS. Em julho de 2021, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que lhe rendeu o título de atleta brasileira mais jovem a participar de uma Olimpíada. E não parou por aí, ao conquistar medalha de prata na modalidade de Skate Street, Rayssa se tornou também a medalhista brasileira mais jovem da história, aos 13 anos e 203 dias.

E os extraordinários feitos da fadinha não param, em agosto de 2021, na última rodada de manobras da etapa de abertura da SLS, em Salt Lake City, Utah (EUA). Rayssa precisava de uma nota 8,3 para ultrapassar Funa Nakayama e incrivelmente conseguiu uma nota 8,5. Sendo assim a maior nota da história da SLS feminina, até aquele momento, em uma competição oficial. Em abril de 2022, na cidade de Chiba, Japão, Rayssa Leal se torna, pela primeira vez, campeã dos X-Games. Em novembro do mesmo ano, Rayssa vence a etapa da SLS, no Rio de Janeiro, e pela primeira vez, conquista o título de campeã mundial de Skate Street, aos 14 anos de idade.

Área de reconhecimento: Esporte (Skate)

Principais conquistas:

Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

1 Mundial

2 X-Games

8 SLS

Instagram: @rayssalealsk8

2. Gustavo Botega Serra

Idade: 17 anos

Com apenas 17 anos, Gustavo Botega tem uma trajetória como pesquisador que já lhe rendeu 10 indicações e premiações pelo seu projeto. O jovem imperatrizense faz parte do Cientista Aprendiz, programa de pré-iniciação científica vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), e sob a orientação professor Zilmar Timóteo desenvolveu um repelente e inseticida utilizando princípios ativos do tucum-mirim, fruto típico da região de cerrado. Desde o desenvolvimento do projeto, em 2021, o estudante teve seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Já foi um dos vencedores da Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), foi selecionado para participar da Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), a maior feira de ciências e engenharia do mundo. Além de ter sido grande destaque na 21° edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), principal feira pré-universitária de ciências e engenharia do Brasil, conquistando seis prêmios: 1° Lugar em Inovação, Projeto Destaque da Federação, 1° Lugar em Ciências Biológicas, Publicação de Artigo no ScientiaPrima.

Ainda na Febrace 2023, Gustavo ganhou o prêmio Weizmann, uma bolsa de estudos em Israel, e nova credencial para participar da Regeneron ISEF. Com isso o jovem cientista de imperatriz se tornou o segundo brasileiro da história a ganhar simultaneamente os dois prêmios. O curso no Instituto Weizmann será em julho e terá duração de três semanas. Lá o imperatrizense estará junto de outros 80 estudantes do mundo inteiro, que terão à disposição alguns dos mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física. No Regeneron ISEF 2023, que aconteceu entre os dias 14 e 19 de maio, em Dallas, Texas (EUA), Gustavo conquistou o segundo lugar na categoria Animal Sciences.

Área de reconhecimento: Pesquisa Científica

Principais conquistas:

2 participações na Regeneron ISEF

Segundo lugar geral categoria Animal Sciences na Regeneron ISEF 2023

Prêmio Weizmann

Instagram: @gustavobotegas

3. Weberth Silva Araújo

Idade: 24 anos

O atleta imperatrizense luta há 8 anos na modalidade Sandá, também conhecida como Boxe Chinês, uma forma chinesa moderna de combate corpo-a-corpo. Em setembro de 2022, na sua primeira participação no Campeonato Sul-Americano, pela liga Brasileira de Sandá, que foi realizado em São Paulo, o lutador maranhense conquistou o cinturão na categoria de até 60kg, tornando-se assim o primeiro maranhense a conseguir o título mais importante do continente. E em maio deste ano Weberth disputou o campeonato mundial de Boxe Chinês, realizado em Buenos Aires (ARG), e chegou ao ápice consagrando-se campeão mundial da modalidade, se tornando o pioneiro entre brasileiros a realizar este feito.

Área de reconhecimento: Esporte (Lutador de Boxe Chinês)

Principais conquistas:

1 Brasileiro

1 Sul-Americano

1 Mundial

Instagram: @weberth_gaviaozinho

4. Gabriel Veloso

Idade: 20 anos

Apesar de ter apenas 20 anos, Gabriel Veloso já é atleta de jiu-jitsu há 11 e acumula diversas conquistas importantes na carreira. Dentre as principais delas, o imperatrizense soma dois títulos de campeão Brasileiro, um Sul-Americano, um Europeu, mas a de maior destaque é sem dúvida a medalha de prata no mundial de jiu-jitsu conquistada no último dia 1 de junho, na Califórnia (EUA). Gabriel guarda com orgulho essa conquista, que representa muito não apenas para ele, mas para Imperatriz e Maranhão, uma vez que ele se tornou o primeiro atleta do estado a alcançar o segundo lugar mais alto do mundo na modalidade.

Área de reconhecimento: Esporte (Lutador de Jiu-Jitsu)

Principais conquistas:

2 Brasileiros

1 Sul-Americano

1 Europeu

1 vice-campeonato mundial

Instagram: @velosobjj

5. Ítalo Mazzili Cabral de Carvalho 

Idade:  25 anos 

Ítalo Mazzili é um imperatrizense que desde muito jovem decidiu começar a carreira de judoca. Aos 3 anos de idade ingressou no Judô, atualmente é atleta da Seleção Brasileira e luta por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. Além da carreira de judoca Ítalo é Profissional de Educação Física, Personal Trainer e coordenador do Mazzili Centro Esportivo. Seu principal objetivo é levar o nome da cidade em competições nacionais e internacionais.  É multicampeão das principais competições do judô nacional como: tetracampeão brasileiro, 2º lugar Pan-Americano Open Quito/Cu 2019, além de várias participações em disputas internacionais, participação no Grand Prix de Budapeste/Hun 2019, participação no Grand Prix Antalya/Tur 2018 e muitas outras conquistas.

Área de reconhecimento: Esporte (Lutador de Judô)

Principais conquistas:

Instagram: @italomazzilipersonal

6. Marlon Modolo Zanotelli

Idade: 34 anos

Marlon Zanotelli já trouxe muito orgulho para sua cidade natal. Apesar de hoje morar na Bélgica, o atleta olímpico nasceu em Imperatriz. Sua paixão por cavalos veio de seu pai, que 1994, quando Marlon tinha só seis anos, comprou um carro, construiu um caminhão gaiola, para colocar dois cavalos, um dele e um emprestado, os 4 filhos, esposa e saiu rodando o Brasil com o sonho de representar o Brasil em um concurso internacional. Marlon conquistou medalha de ouro por equipes e no individual nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Em sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ele não subiu ao pódio, mas voltou a se consagrar como um dos melhores do mundo no hipismo. Ele se classificou para a final na categoria de saltos por equipe com uma das mais altas pontuações, e ao lado dos demais membros, conquistou a sexta colocação na competição. Zanotelli é o melhor cavaleiro brasileiro do mundo na atualidade, ocupando atualmente a posição de número 10 no ranking mundial.

Área de reconhecimento: Esporte (Hipismo)

Principais conquistas:

2 medalhas de ouro nos jogos Pan-Americanos

Instagram: @marlonzanotelli

7. Francisco Raimundo Pereira Junior

Idade: 28 anos

Francisco Junior é um jovem que trouxe e traz muito orgulho para a cidade de Imperatriz. Um dos motivos para tal sentimento é que ele foi eleito um dos 10 melhores universitários brasileiros do ano. Sua trajetória se iniciou em 2016 quando conquistou o 1º lugar na área de exatas na Fenecit (Feira Nordestina de ciências e tecnologia), onde conseguiu credenciamento pra International Informatics Project Competition (Informatrix), em Santa Catarina e para Fórum Sul-americana de Engenharia que ocorreu em Santiago do Chile, mas infelizmente por falta de recursos financeiros não foi possível Francisco participar. Ainda em 2016 participou da MCTEA (Mostra Internacional de Ciências e Engenharia da Escola Açaí), que ocorreu em Abaetetuba-PA, onde conseguiu o 3º lugar geral na área de agrárias. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, entrou no time Enactus Facimp onde é coordenador de projetos. A iniciativa faz parte de uma rede que está presente em 33 países, e que no Brasil tem 120 times, eles são o único do estado. Como projeto, desenvolveram quatro produtos advindos do resíduo de açaí. Logo após vieram os resultados. Em 2020 conseguiram terceiro lugar no prêmio sociedade sustentável da Sumitomo Chemical. Segundo lugar na liga de acesso a liga principal do Nacional da Enactus Brasil e campeões do torneio Brasileiro de sustentabilidade. Em 2021 e terceiro lugar na liga principal de Eneb (Evento Nacional da Enactus Brasil).

Segundo Francisco, 2022 foi o ano mais vitorioso até o momento para ele. Pois foram Campeões do Eneb, em parecia com a BIC, Unilever, Banco of American. O campeonato nacional o credenciou a ser o único time Brasileiro na Enactus World Cup, que ocorreu em Porto Rico (EUA), onde ficaram entre os 16 melhores times do Mundo. Semifinalistas no Handover que ocorreu em Ribeirão Preto, São Paulo. Os próximos eventos em que irá participar, ocorreram dos dias 19 a 21 de julho na Expo Center Norte. Irá participar do Eneb 2023, caso seja campeão, irá representar o Brasil na Holanda dos dias 17 a 20 de outubro de 2023. E além de tudo isso, está concorrendo ao Top 3 dos melhores universitários do ano no Brasil.

Área de reconhecimento: Pesquisa científica

Principais conquistas:

O top 16 na ENACTUS WORLD CUP.

O top 16 no Mundial

O top 10 universitário do ano DSM LATAM

Instagram:  @francisco_junior_ee

8. Lara de Mello Domingues

Idade: 8 anos

A Imperatrizense Lara de Mello Domingues, de 8 anos, disputou com 31 candidatas o concurso Mini Miss Beleza Fashion Brasil, realizado no último sábado em Campo Grande (MS) e ganhou o título de Mini Miss Brasil, e ainda levou os de Mini Miss Brasil Talento e Mini Miss Fotogenia.  O concurso foi a última fase no Brasil que garantiu o passaporte para o Mini Miss Mundo, que será realizado este ano em Paris, França. Com a pandemia de Covid-19, a pequena deu uma pausa na participação em concursos. Desde os primeiros aninhos a garoata encanta a todos. Ela fala fluentemente inglês, toca piano, dança e canta. Seu nome está no título do livro “Lara’s Land”, produzido em Imperatriz sob a direção de sua avó, Raquel Mello, e lançado em Imperatriz em 13 de abril de 2016, pela escola de idiomas Welcome, obra destinada ao ensino de língua inglesa para crianças de dois anos de idade. A pequena Lara garantiu passaporte para a etapa mundial, na França.

Área de reconhecimento: Beleza (Mini Miss)

Principais conquistas:

Mini Miss Brasil

Mini Miss Brasil Talento

Mini Miss Fotogenia.

Site (link): https://www.correioma.com.br/noticia/11815/imperatrizense-ganha-titulo-nacional-de-mini-miss

9. Maurílio Delmont Ribeiro 

Idade: 28 anos quando faleceu 

Maurílio Delmont Ribeiro foi um cantormulti-instrumentistaprodutor musical e arranjador brasileiro, mais conhecido por ter feito parte da dupla Luíza & Maurílio. Iniciou sua carreira em 2016, ao formar a dupla Luíza & Maurílio com Luiza Martins no Maranhão. Durante seis anos de carreira, os músicos produziram quatro álbuns e hits como “S de Saudade“, “Parabéns por Me Perder”, “Pode Sumir” e “Furando o Sinal”. Em 2021, Maurílio morreu, o que fez com que a carreira da dupla fosse precocemente interrompida.  

Em 2018, a dupla ganhou notoriedade nacional e lançou Segunda Dose, projeto que projetou os músicos com músicas como “Licença Aí” e “Furando o Sinal”. Nos anos seguintes, a dupla expandiu a sua notoriedade com o single “S de Saudade“.  

Em 2020, Luíza & Maurílio lançaram seu último trabalho de inéditas, Ensaio Acústico 2. O projeto ficou marcado pelas músicas “Pode Sumir”, “Inamorável” e “Razão das Minhas Biritas”, com produção musical de Maurílio, Luiza e Wisley Fellipe. Já durante o ano de 2021, os músicos trabalharam com singles como “Para em Mim de Novo” (com Dilsinho) e participações com outros artistas. 

Área de reconhecimento: Música (Cantor; Compositor; Multi-instrumentista; Produtor; Arranjador Musical)

Principais conquistas:

Lançou 4 Álbuns:

Segunda Dose

“S” de Saudade

Ensaio Acústico 2

Pare em Mim de Novo

Instagram: @mauriliolem

10. José Bonifácio Cezar Ribeiro,” Zeca Tocantins”

Idade: 65 anos

Aos cinco anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Imperatriz, no Maranhão, onde cursou o primário e o ginásio. Abandonou o antigo segundo grau no último ano. Autodidata, dedicou-se aos estudos das expressões culturais e literárias da região tocantina. Militou no jornalismo, mas abraçou como profissão a de cantor e compositor.

Tem se destacado como o mais autêntico e original poeta de sua região. Participa ativamente dos movimentos culturais de Imperatriz e regiões anexas. Em 1977, ingressou no movimento teatral de Imperatriz, inicialmente como ator e depois como autor e diretor de peças. Montou vários espetáculos teatrais e escreveu as peças “Imperatriz por um triz”, “Mistérios do bico”, “Amigo tem que ser amigo” e “Colhedor de sonhos”. É membro fundador da Associação Artística de Imperatriz, do Grupo Teatral Darc e do Grêmio Recreativo Voluntários do Samba. Foi presidente do Sindicato dos Músicos da Região Tocantina. Participou de inúmeros festivais de música, sendo vencedor de alguns deles. Gravou o disco “Cio do homem”, com dez composições de sua autoria. Escreveu e publicou os livros de poesia “Calumbi”, “Moinho” e “Gotas de Sol”. Publicou ainda “Dez contos de Pulinário”, de contos. É membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras.

Área de reconhecimento: Música; Poema; Teatro.

Principais conquistas:

Membro fundador da Associação Artística de Imperatriz

Ex-presidente do Sindicato dos Músicos da Região Tocantina

Membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras.

Instagram: @zecatocantins