Catedral Nossa Senhora de Fátima celebra festejo em honra a sua padroeira

Festejo volta a ser realizado em modo presencial após dois anos de atividades remotas devido a pandemia. Foto – Marcos Feitosa

 

Por: Marcos Feitosa

Depois de dois anos sem a realização de forma presencial de um dos mais tradicionais festejos de Imperatriz, a Catedral de Nossa Senhora de Fátima realiza seu vigésimo primeiro festejo em honra a sua padroeira. As festas tiveram início dia 30 de abril e se encerram no dia 13 de Maio. 

O vigário paroquial Jayder Oliveira dos Santos, 32 anos, explica que o festejo é um momento de santidade e devoção dos fiéis. “Esse é um período forte para a comunidade, é um tempo de graça, onde há uma intensidade de espiritualidade, um momento de orações e confraternizações”  

Apesar de estarem voltando de forma gradativa às atividades presenciais, os fiéis acolheram ativamente este retorno. “Surpreendente a comunidade tem marcado presença em peso, mantendo todos os protocolos de segurança, após a missa o pessoal tem mantido presença, os fiéis estavam sentindo falta desse momento de confraternização” relata o padre. 

Jayder Oliveira destaca que o objetivo religioso da solenidade é celebrar a padroeira e revigorar a fé dos fiéis. O festejo conta com vendas de comidas típicas, leilões e rifas onde toda a comunidade pode participar. Tudo que for arrecadado durante toda a programação será em prol do projeto para a reforma da catedral.  

No período mais crítico da pandemia, o festejo aconteceu de forma virtual sem a realização da quermesse. A solenidade foi promovida em forma de novenas, tríduos e leilões virtuais, atividades que não exigiam a presença dos fiéis. 

Maria Francisca Nascimento, 45 anos, devota de Fátima, diz que é uma honra poder participar de forma presencial outra vez. “È muito satisfatório poder estar aqui depois de dois anos, e poder comemorar essa solenidade da minha padroeira, sentindo a alegria dos fiéis e poder está reunida com os irmãos” 

Mesmo com as flexibilizações, a paróquia mantém os protocolos de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscara, distanciamento, álcool em gel e quantidade mínima de pessoas, ainda mantendo a medição de aferição de temperatura.

O vigário paroquial Jayder Oliveira faz um convite para toda população imperatrizense para participar dessa festividade. “Estamos nos aproximando do dia 13, dia de Nossa Senhora de Fátima, solenidade aqui na nossa Catedral, todos são convidados para participar junto conosco, neste momento de confraternização. Para participar das celebrações e beber da fonte da espiritualidade em comunidade reunida, reencontrar os amigos e aproveitar para comer um pouco” 

Com um cardápio variado típico da região, as vendas das comidas iniciam após a celebração da Santa Missa. Foto – Marcos Feitosa