Temporada de veraneio 2016 pode começar mais cedo nas praias do Rio Tocantins

Texto e fotografias de Marlon Moura

A temporada de veraneio nas praias do Rio Tocantins deste ano pode começar mais cedo. A informação foi dada pelo superintendente da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva. Segundo Silva, devido o período de chuvas ter sido considerado fraco, o nível das águas do rio já se encontra baixo em pleno mês de maio, o que faz com que os bancos de areia já estejam formados

Temporada de praias no rio Tocantis deve ser antecipada
Temporada de praias no rio Tocantis deve ser antecipada

em vários locais.

Com a escassez de chuvas, a hidrelétrica de Estreito é obrigada a segurar água em seu reservatório, o que torna a vasão pequena, possibilitando assim o aparecimento das praias em todo o percurso abaixo da barragem. Em Imperatriz as duas mais tradicionais praias da cidade já estão de fora. A Praia do Cacau e do Meio, já estão inclusive recebendo banhistas nos finais de semana.

Ainda segundo Silva, este ano, assim como aconteceu nos anos anteriores da atual administração, a Prefeitura de Imperatriz vai disponibilizar toda a estrutura necessária para um bom funcionamento da praia e segurança para os banhistas, como: salva vidas, palco para realização de shows e banheiros químicos, além de apoio logístico para barraqueiros e frequentadores. Ele só não sabe ainda informar a data da abertura oficial da temporada de veraneio 2016.

Todos os anos as praias do Cacau e do Meio recebem milhares de pessoas oriundas não só de Imperatriz , mas também de outras cidades circunvizinhas até de outros Estados. O espaço torna-se o  principal ponto de lazer durante um período de aproximadamente 90 dias. De acordo com a Prefeitura a programação cultural e esportiva do local ainda não está finalizadas, mas deve repetir o perfil dos anos anteriores, com shows de diversos segmentos musicais e práticas esportivas.