Reforma atrasa e ano letivo em colégio estadual integral ainda nem começou

Texto e fotos de Rubem Rodrigues

A reforma do prédio da primeira escola em tempo integral da rede estadual em Imperatriz tem comprometido o ano letivo de alunos da rede estadual. O ano letivo da rede estadual teve início no dia 22 de janeiro, mas na escola, por conta da reforma, só terá início no dia 7 de maio.   Com o atraso das aulas na Ceitan a situação causa preocupação. Segundo Antônio Rodrigues, pai do estudante Pedro Lucas Carvalho, que cursará o 2º ano do ensino médio este atraso pode comprometer o desempenho do filho.   “Vai atrapalhar muita coisa pra ele. E esse pessoal não termina nunca esse serviço, já está chegando o meio do ano, e como é que vai ficar? Logo quando começar as aulas vai recompensar o atraso, mas atrapalha muito.” afirmou.

O Centro de Ensino em Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves (Ceitan), localizada na Vila Redenção I, passa por reformas desde agosto de 2017. O qual precisou ter toda a estrutura do telhado modificada, no entanto, as chuvas em Imperatriz no primeiro trimestre de 2018, atrapalharam tal processo tornando o desenvolvimento das obras lento. Atualmente, a parte administrativa do Ceitan funciona em uma casa de tábua alugada, aguardando termino dos reparos e em outro prédio alugado pelo Governo do Estado. Segundo o Diretor da instituição, Antônio Rios de Alcântara, o atraso da obra é devido ao período chuvoso que impossibilitou a troca do telhado.

“Vamos ficar em um espaço que o Governo arrumou por um período de  40 dias, nos meses de maio, junho, julho, pois a escola só será entregue pra comunidade escolar no mês de agosto, quando retornaremos após as férias, até lá o prédio já terá sido inaugurado pelo Governo do Estado”, comenta.

A escola tem 400 alunos matriculados e a mudança para as novas instalações está prevista para 28 de junho, quando os estudantes entram no período de férias. A escola funciona em período integral e terá suas atividades desenvolvidas no local onde funcionava a antiga Escola Municipal Monte Horeb na Vila Redenção II.

Reforma na escola atrasa e alunos seguem sem aula
Secretaria improvisada enquanto obra não é concluída

Primeiro colégio integral

O prédio oficial do Ceitan tem 30 anos, e essa é a primeira grande reforma que recebe desde de sua fundação, quando foi inaugurado como Centro de Ensino Jonas Ribeiro. A estrutura foi incorporada pelo Colégio Militar Tiradentes II (CMT), em 2010, que mudou suas instalações em 2012 para o prédio do antigo Colégio Estadual Amaral Raposo, a partir deste ano a estrutura passou a ser ocupada pelo Centro de Ensino Tancredo de Almeida Neves. O centro de ensino funcionará das 7 horas às 17 horas, no primeiro turno serão ofertadas disciplinas regulares e no segundo turno serão ministradas disciplinas adicionais como: curso de teatro, robótica, dança, computação, língua estrangeira, entre outros; que serão escolhidas por um conselho junto com os alunos. A escola é localizada na rua Antônio de Miranda, s/n, Vila Redenção I.