Com mais de 15 mil curtidas: fanpages de Imperatriz fazem sucesso no Facebook

Texto e fotos de Alisson Mendes

Em Imperatriz, algumas fanpages utilizam-se de fatos engraçados e inusitados da cidade para atrair a atenção dos internautas. São frases, tirinhas, vídeos e memes que satirizam  situações cotidianas vividas pelos imperatrizenses e que atraem milhares de fãs. Algumas dessas páginas já ultrapassaram a marca de 15 mil curtidas no Facebook, exemplo disso são as fanpages Imperatriz Online, CIM Coisas de Imperatriz-MA e Bodim do Pé de Macaúba.

Criada no dia 16 de fevereiro de 2016, a fanpage Imperatriz Online é propriedade dos jovens estudantes Josué Lima, conhecido como Josú, e Elton Sales. Segundo eles, a página foi idealizada com o objetivo de disponibilizar conteúdo de qualidade em áreas de conhecimento sobre Imperatriz e região. “Nossos seguidores são de diversas localidades. Os que moram em outra cidade ou eram daqui ou já moraram em Imperatriz. Isso faz com que a fanpage seja uma forma de relembrar a nossa querida cidade”, explica Josú. Para ele, a página poderá se tornar um negócio rentável, por isso, vem abrindo mão de algumas coisas para investir no sonho do marketing digital.

Páginas competem por audiência
Páginas competem por audiência

Antes de se dedicar ativamente à fanpage, Josú era estudante de Direito numa faculdade particular da cidade. Por influência dos pais, ele decidiu iniciar o curso, mesmo sabendo que não teria muita afinidade. “Já discuti bastante com eles, principalmente o meu pai, que queria porque queria que eu fosse advogado. Foi um período muito difícil pra mim”, desabafou.

Depois de cursar praticamente a metade do curso de Direito, Josú decidiu enfrentar os pais e tomou a decisão de trancar o curso. Em meio às rápidas conquistas e o sucesso da fanpage, ele trocou o curso de Direito pelo de tecnologia em Marketing e, recentemente, foi aprovado para o curso de Jornalismo, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz.

A fanpage de Josú conta com mais de 23 mil curtidas, sendo que a página que possui a maior taxa de crescimento dentre as outras do meu segmento na região. “Nós sempre compartilhamos fotos de vários pontos turísticos da cidade, além montagens e também notícias que atraem o público jovem”, conta Josú. A fanpage Imperatriz Online é a que mais compartilha links de notícias, em sua maioria do Portal ImperaNews, site segmentado no gênero utilitário.

“Meu maior objetivo é alavancar os ganhos financeiros com a fanpage. Sei que isso é possível e estou trabalhando que alcançar resultados satisfatórios”, conta Josú. Segundo ele, a ideia é que a página se torne uma referência em toda a região sul do estado e quem sabe um dia ele possa viver do lucro que o negócio venha a alcançar.

Espaço para quem está fora matar saudades de Imperatriz

cim
Fabrício diz que sua página é para matar saudades da cidade

Quem também partilha do mesmo objetivo é o vendedor autônomo Fabrício Oliveira. O jovem é formado em Administração e é o proprietário da fanpage CIM Coisas de Imperatriz-MA, com mais de 19 mil seguidores. Com três anos de criação, a página pretende mostrar a cultura e a criatividade do povo imperatrizense através de suas postagens.

Fabrício Oliveira relata que, antes de criar a página, administrava a fanpage de um amigo e que através dela decidiu criar a sua, a qual ele prefere chamar apenas de CIM. Para Fabrício, “o sucesso da página decorre da familiaridade que ela proporciona aos seus leitores, pois estes podem interagir diretamente com a página através de comentários e até mesmo publicações”.

Ainda segundo Fabrício, a fanpage serve também para “matar a saudade dos imperatrizenses que moram em outras cidades. Alguns relatam o prazer de recordar o passado através do CIM, logo que várias postagens retratam algo vivido por eles na infância”. Ele explica que o conteúdo postado na página tem algumas restrições, já que a mesma é aberta ao público, por isso, é proibido postagens de conteúdo pornográfico, de violência e assuntos políticos.

Manoel, estudante de Jornalismo, aposta em post de humor
Manoel, estudante de Jornalismo, aposta em post de humor

Personagem fictício

A terceira página de entretenimento com maior número de seguidores em Imperatriz tem um nome bem original e inusitado. Intitulada Bodim do Pé de Macaúba, a fanpage de propriedade do estudante de Jornalismo Manoel Júnior já ultrapassou a marca de 15 mil seguidores e utiliza da ironia para fazer humor dos problemas encontrados em Imperatriz.

Segundo Manuel Júnior, inicialmente, a página tinha como nome “Menina me compre um bode”, porém, essa denominação chamava pouca atenção e consequentemente era pouco acessada. Assim, sentiu a necessidade de inovar e mudar o nome da fanpage para torná-la mais atrativa.

Com o novo nome, que faz referência a um dos pontos de transporte alternativo mais conhecidos da Cidade, no setor da antiga rodoviária de Imperatriz, Júnior inovou e conseguiu atrair a curiosidade dos internautas pela criatividade, sendo a inovação uma ferramenta fundamental para o sucesso na rede social. “Essa alteração fez com que a página atingisse um público maior. Inovamos também no conteúdo, tornando-a mais atrativa para o público”, diz ele.

Ainda segundo Manoel Júnior, a constante atualização do conteúdo publicado é de fundamental importância, já que “mantém o interesse do público pela página, conhecido também como engajamento, que é a interação e o envolvimento que os internautas têm com a página. Seja curtindo, comentando ou compartilhando o conteúdo postado”.

Humor e intrigas

Quem pensa que por serem página de humor e entretenimento não há concorrência está enganado. A disputa por mais seguidores tem sido o principal motivo de atrito entre os administradores das páginas. Na fanpage Imperatriz Online, por exemplo, uma das conquistas da página é ter ultrapassado uma outra fanpage da Cidade. “Com certa frequência, eles publicam prints da tela de administração da página, para mostrar que estão na nossa frente em número de curtidas”, conta Fabrício.

Os proprietários das páginas dizem que a concorrência é sempre na tentativa de criar um conteúdo que seja o mais visível e que “bombe” na internet. Quanto maior o número de curtidas, comentários e compartilhamentos, maior está sendo a repercussão do que é compartilhado.

Manoel Júnior relata que já chegaram até a comentar em sua página: “o pessoal do Imperatriz Online já chegou fazendo críticas na minha página e eu bloqueei. A verdade é que esse pessoal que trabalha com fanpage são tudo intrigado”. Segundo Manoel Júnior, os motivos geralmente são ciúmes bobos, às vezes inveja pelo crescimento da página do outro. “Em outras vezes, ele acha que você está copiando o conteúdo dele. O Fabricio é o mais polêmico. Já falou até dos homossexuais”, acrescenta Manoel.

O que os três têm em comum é a concordância de que, como qualquer outra mídia social, o sucesso da fanpage depende do engajamento dos usuários. Por isso, eles buscam manter seus conteúdos sempre atualizados, originais e usam da criatividade para agregar valor, intimidade e confiança com seus seguidores. Assim, Imperatriz tem se tornado referência em páginas dedicadas a esse segmento no mundo virtual.

 

Serviço/ Endereços

Imperatriz Online

https://www.facebook.com/ImperatrizOnline/?fref=ts

Cim Coisas de Imperatriz

https://www.facebook.com/cim.coisas.de.imperatriz.ma/?fref=ts

Bodim do Pé de Macaúba

https://www.facebook.com/bodim/?fref=ts