Campanha de Natal estimula escrita das crianças em troca de presentes

Pensar em ações de Natal que visam o voluntariado, seja para ajudar crianças ou pessoas carentes, faz parte da vida de alguns. Para estimular a escrita das crianças nesse período de festas de fim de ano, a campanha “Papai Noel Existe e Posso Chamar De Você”, promovida pelos Correios, em parceria com a Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE), vem promovendo a escrita de cartas ao Papai Noel que serão “adotadas” por pessoas que podem ajudar com presentes. “Recebemos um certo número de cartinhas e eu oferecia dentro da própria defensoria para as pessoas que queiram apadrinhar uma carta, e depois o pessoal da organização ia recolher os presentes”, explica a estudante de jornalismo e assessora de comunicação, Elenir Castro.

O projeto a favor das crianças tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Segundo o regulamento, é preciso estar matriculado em escola da rede pública de ensino até o 5º ano, e as cartas serem manuscritas por crianças com no máximo 10 anos, ou aquelas com deficiência, independentemente da idade. Não é necessário informações pessoais como endereço, telefone ou foto.

Elenir Castro compactua com essa intenção, de educar e divertir. “É importante que os órgãos públicos façam esse tipo de ação para ajudar outras áreas da comunidade. E levar um pouco de alegria para as crianças e recompensar”, afirma.

A estagiária jurídica da DPE, Bhárbara Miranda, de 22 anos, compartilha do mesmo sentimento que Elenir quando resolveu adotar uma cartinha. “Queria ajudar o próximo, realizar uma boa ação, fazer uma criança feliz”, conta.

Para quem deseja participar da ação, deve-se procurar a equipe de Assessoria de Comunicação (ASCOM) da defensoria, em Imperatriz, que fica localizada na avenida Getúlio Vargas, n:450, Centro.