Café Literário do Salimp discute linguagem do teatro e releitura de obras de arte

A importância da arte no ambiente escolar foi um dos assuntos abordados pelo professor Valdiner Barros Costa.

Por Laura Paulino

A 18° edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) promoveu, nesta quinta-feira (13), o relato de experiência “Práticas dos Elementos de Linguagem do Teatro e Releitura de Obras de Arte”, apresentado pelo professor Valdiner Barros Costa, no 6° dia de programação do Café Literário.

O relato buscou discutir a proposta realizada pelo docente com estudantes do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, focada em desenvolver a linguagem e prática artística, além de abordar a importância do hábito de leitura e vivências teatrais em sala de aula. Também foram expostas algumas produções feitas por alunos e como essas atividades foram aplicadas no meio estudantil.

“A arte é importante no ambiente escolar e fora dele”, afirma Valdiner. Segundo ele, um dos objetivos desse trabalho pedagógico foi levar uma reflexão sobre a cultura no meio social. “O estudante precisa ter esse repertório cultural que, às vezes, não é realmente vivenciado em sala de aula”, diz.

O Café Literário inclui palestras, exibições, rodas de conversa, entre outros, e vai até o dia 16 de outubro, no Centro de Convenções. A participação é gratuita e aberta ao público, e a programação completa está disponível no site do Salimp.