Baixa procura faz Universidades Públicas abrirem editais para vagas ociosas

Apesar de o número de inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ter aumentado 13,3% em 2023 em comparação a 2022, houve uma redução em relação a 2020, que registrou mais de cinco milhões de inscritos. Com poucos alunos, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) abriram editais para preencher vagas extras.

Em agosto, a UFMA lançou a ratificação do edital simplificado para preenchimento de vagas ociosas em 2023.2. Abriram 898 vagas ociosas em 43 cursos dos campus de Imperatriz, São Bernardo, Grajaú, Chapadinha, Codó, Pinheiro e São Luís. Aceitando notas de edições passadas do Enem entre 2010 e 2022.

“Vi como uma oportunidade para estar retornando para a Universidade”, afirma a estudante de jornalismo Nathalia Ribeiro, 21, sobre as vagas ociosas. Em 2020, Nathalia ingressou na UFMA e decidiu mudar para uma instituição particular porque não conseguiu se adaptar às aulas online que aconteciam como uma das medidas preventivas na pandemia. Sem emprego e com dificuldade em permanecer estudando na Universidade Particular que cursava, Nathalia usou o fato do edital aceitar notas de edições anteriores do Enem como uma oportunidade de retomar os estudos.

Para o diretor de centro da UFMA de Imperatriz, Leonardo Hunaldo dos Santos, a falta de alunos pode ser agravada pela grande mobilidade entre as Universidades públicas e privadas e o interesse de alunos em entrar no mercado de trabalho.

“Além do edital, a UFMA vem estudando a possibilidade de desburocratizar o processo de ingresso na faculdade ou fazer um sistema de seleção próprio. Outra coisa também, seria o retorno dos Investimentos nas Universidades públicas, o que melhora a qualidade do ensino e consequentemente a visibilidade da instituição”, explica o diretor sobre as estratégias futuras da UFMA para evitar a repetição do problema da falta de alunos.

Pela primeira vez, a Uema e Uemasul abriram seu processo seletivo e lançaram editais que aceitam notas do Enem. Convém acrescentar que na UEMA foram oferecidas 185 vagas para cursos distribuídos em 13 campos da Uema no Maranhão. E 261 vagas na Uemasul, 184 para Imperatriz e 77 para Açailândia.