Após assembleia, acadêmicos decidem apoiar greve dos professores da Uema e UemaSul

Eduarda Anchieta

2 de setembro de 2023. Créditos: Sindicato dos Docentes das Universidades Estaduais do Maranhão.

A greve dos professores da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) completou um mês de paralisação no último domingo (24), a busca pelas necessidades e qualidade do ensino ainda estão acontecendo e o movimento tem apoio dos alunos para com os professores.

O apoio veio após a reunião da assembleia dos estudantes, realizada nesta quarta-feira (27). O encontro contou com a presença da diretoria SindUema (Sindicato dos Docentes das Universidades Estaduais do Maranhão), os responsáveis pelo comando da greve e também os deputados líder e vice da Comissão de Educação.

Os deputados presentes informaram que o governo estadual pretende sugerir aos responsáveis pela greve a suspensão do movimento apresentando uma nova proposta salarial até o final do mês de outubro. Foi proposta na reunião, que os deputados encaminhem o que foi dito e sinalizem a necessidade de atendimento a outras pautas da greve.

As demandas da reunião foram sinalizadas com dados e informes sobre os prejuízos e as dificuldades que a educação superior estadual está percorrendo. Foi determinado que os deputados levassem todas as propostas e negociações ao governo e para que fosse agendado um dia em outubro para apresentar a pauta salarial, que foi uma relação consentida entre os presentes, e para que seja visualizada uma evolução em relação à greve e as maneiras para que tudo seja resolvido.

A professora de antropologia e sociologia da universidade, Carmem Barroso, participou da reunião e ressaltou a importância desse amparo, proporcionado pelos alunos. “É algo que demonstra nossa força e união pela mesma luta. Somente quando a comunidade universitária se une, podemos conquistar direitos”. De acordo com a professora, a greve vai se manter, mas a esperança e o desejo para conquistar seus direitos, também permanecerá.