Alto preço das passagens aéreas em Imperatriz faz passageiros buscarem trechos por Marabá (PA)

Gabriel Araujo

Imperatriz, MA – Os altos preços das passagens aéreas têm causado insatisfação entre os moradores de Imperatriz, no Maranhão. A busca por voos mais acessíveis tem levado muitos passageiros a optarem por deslocar-se até a cidade vizinha de Marabá, a cerca de 230 km de distância, onde os valores das passagens são significativamente mais baixos. O fenômeno tem sido observado com frequência e desperta preocupação entre os viajantes frequentes e representantes comerciais da região.

A professora Marcelli Alves, da Universidade Federal do Maranhão, relatou sua experiência pessoal com os preços elevados das passagens aéreas. “Eu viajo bastante e percebo que, embora vários trechos sejam favorecidos por descontos, o trecho que sempre faço, entre Brasília e Imperatriz, sempre apresenta preços muito altos”, disse. Ela mencionou que, devido aos valores próximos de dois mil reais, precisou descer em Marabá, pernoitar em um hotel e então pegar um ônibus até Imperatriz.

A situação tem afetado tanto viagens de trabalho quanto aquelas realizadas para visitar parentes. A professora Alves mencionou que suas viagens são tanto para fins profissionais quanto para tratamento médico. Durante a pandemia, ela enfrentou a síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica, e desde então faz acompanhamento com um neurologista em Brasília.

Outros viajantes também relataram a economia significativa ao optar por voos saindo de Marabá ao invés de Imperatriz. Em entrevista, Marco Antônio Gehlen, diretor de marketing da Associação Comercial de Imperatriz (ACII), destacou que a malha aérea local é limitada para o tamanho da cidade, o que resulta em preços elevados. A ACII tem se reunido com o governador e representantes políticos para reivindicar a ampliação dos voos em Imperatriz, visando oferecer mais opções aos passageiros e reduzir os valores das passagens.

Gehlen ressaltou o exemplo da Suzano Papel e Celulose, uma grande empresa sediada em Imperatriz, que transporta seus funcionários e equipes até Marabá por meio de vans e ônibus, para que eles possam embarcar em voos com preços mais acessíveis. Ele mencionou que, mesmo em seu período de férias, não conseguiu encontrar voos em Imperatriz devido aos preços que variam entre três e cinco mil reais, enquanto em Marabá conseguiu adquirir a passagem por menos de mil e duzentos reais, ida e volta.

A turismóloga Luciana Silva, com mais de 10 anos de experiência no mercado de agenciamento de viagens, também confirmou a diferença nos preços entre Imperatriz e Marabá. Segundo ela, muitas vezes as passagens aéreas em Marabá são vendidas pela metade do preço. “Não conseguimos definir o motivo exato, mas podemos perceber algumas nuances”, explicou. Ela destacou que Marabá conta com voos operados por três companhias aéreas (Azul, Latam e Gol), enquanto Imperatriz possui apenas duas (Azul e Latam). Além disso, a oferta diversificada de horários em Marabá contribui para uma maior variedade de opções e preços mais competitivos.

O alto custo das passagens aéreas em Imperatriz tem levado muitos passageiros a buscar alternativas mais econômicas em cidades vizinhas como Marabá, Araguaína e São Luís. A falta de opções de voos e horários, aliada à elevada procura, tem contribuído para os preços exorbitantes praticados na região. Diante desse cenário, tanto os

viajantes quanto às entidades comerciais têm demandado medidas para ampliar a malha aérea local e proporcionar maior acessibilidade aos voos, visando beneficiar a população e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.