Além de ser gratuita, nova Carteira de Identidade Nacional traz recursos de segurança e mudanças visuais

Mais de 380 mil documentos foram emitidos neste ano no estado do Maranhão

Repórter: Mateus Farias

Viva Cidadão localizado no 1º piso do Imperial Shopping. Foto: Mateus Farias.

Desde o início de 2024 a Carteira de Identidade Nacional (CIN) conta com um novo visual. A proposta é integrar bancos de dados e evitar fraudes nas emissões. Para quem possui somente o modelo antigo, a primeira emissão da CIN é gratuita para toda população. Já em caso de dano ou perda, haverá uma taxa de R$ 45,00. De janeiro até junho de 2024 foram emitidas mais de 380 mil em todo o Maranhão. 

O coordenador do Viva Cidadão, Heitor Adlen, afirma que para poder realizar a renovação da CIN são necessários alguns documentos dependendo do estado civil do cidadão. Também de quais dados vai querer adicionar na carteira, como CNH, título de eleitor e reservista. “É obrigatório apresentar a certidão de nascimento, que não pode estar plastificada, tendo que ser um documento atualizado” explica Heitor.

Antes de comparecer, é necessário primeiro fazer um agendamento, que pode ser efetuado pelo site ou pelo aplicativo do Viva PROCON. Heitor explica que após a entrega dos documentos, o processo de verificação e impressão demora até 72 horas. A renovação não é obrigatória, pois o documento atual possui validade até  2032.

A unidade também oferece outros serviços, como balcão do cidadão, PROCON, Carteira de Trabalho e antecedentes criminais. Foto: Mateus Farias.

Segurança

A Nova CIN também traz consigo mais segurança. Hetoir Adlen explica que ela tem como objetivo evitar fraudes visto que “antes podia-se fazer um RG aqui no Maranhão, chegar no estado do Goiás e fazer um outro como primeira via”. Com a atualização, o RG vai ser mesclado ao CPF do indivíduo, anulando casos do tipo. Outras medidas de segurança incluem a fabricação com relevos e QR Code, para provar a autenticidade do documento.

De acordo com informações disponibilizadas pelo Governo Federal, a emissão do documento também pode ser feita em policarbonato, material mais rígido e resistente, entretanto Heitor destaca que em Imperatriz somente estão sendo emitidas identidades em papel e não há previsão para a emissão nesse formato.

A estudante na Universidade Federal do Maranhão, Marya Eduarda, diz que gostou das novas mudanças do documento, como a nova cor, agrupamento de informações e organização de dados, entretanto reclama da demora no tempo de espera. 

 “Fiquei satisfeita. Achei melhor porque é menor, sem o número do RG, só o CPF. Tive que ficar quase um mês na fila de espera, porque precisa agendar no site”, reclama.

Apesar dos problemas, ela conta que se sente satisfeita com a sua nova foto de identidade e com as inclusões de dados: “Achei muito legal a opção de colocar o número do cartão do SUS”, comenta. 

Inclusão

A renovação atende também pessoas que não são naturais do estado do Maranhão e estrangeiros residentes no país. No caso de estrangeiros, é necessário transcrever a certidão de nascimento no modelo brasileiro. Ao ser feito o documento, ele será válido em todo o território nacional.

Outro aspecto, é em relação ao campo de nome social e sexo do indivíduo:“ [A pessoa] pode escolher se quer usar o nome social, e se quer ou não incluir a informação de sexo. Na hora de fazer o documento, ela escolhe as opções que deseja incluir”, responde Heitor Adlen a respeito do tema.

Caso deseje, também há opção para adicionar informações de saúde, como autismo, dificuldade auditiva ou deficiência física, que ficarão em forma de símbolos no verso da carteira de identidade.

De acordo com o portal do Governo Federal, o novo documento também pode ser usado em formato digital pelo celular. A validade da renovação pode ser conferida pelo QR Code presente no verso do documento, assim como sua autenticidade. 

Serviço

  • Local: Imperial Shopping, 1º piso. Rua Marginal BR-010, Nº100, Jardim São Luís. CEP: 65903-390;
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10 horas às 21 horas;
  • Preço: 1ª via grátis. 2ª via R$45,00;
  • Site para agendar consulta: https://seati.segov.ma.gov.br/procon/agendamento/
  • App para agendamento: ID Maranhão (Google Play Store) e RG Digital MA (AppStore)
  • Tempo de confecção: Até 72 horas