A Escola Municipal Turma da Mônica em Bela Vista – TO é escolhida para realizar prova Saeb 2023

As provas serão realizadas entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro

Por: Sarah Rocha

Acontece nesta sexta-feira (27), de forma presencial, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) na Escola Municipal Turma da Mônica em Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins. A Escola foi sorteada para fazer somente provas da disciplina de matemática e Língua Portuguesa.

O professor Denilson Martins, do 9° ano, destaca que as provas revelam o nível de ensino aprendizagem nas escolas. “Os estudantes materializam seus conhecimentos dos conteúdos estudados. Eles representam a unidade escolar a partir da nota obtida”.

O Saeb permite que as escolas de redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A professora Andreia Fontes, do 5° ano, ressalta que a partir do terceiro bimestre começam a resolver simulados e no final os alunos trocam de simulados e corrigem juntos e que ao final as escolas são avaliadas. “Geralmente tem um Ranking com as pontuação das escolas”, destaca.

As provas serão aplicadas para turmas de 5° ano, 9° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio. A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas participem.

Realizado a cada dois anos, a participação é facultativa para escolas privadas e obrigatórias para escolas públicas. Os resultados preliminares estão previstos para 21 de maio e os finais, até 24 de setembro de 2024. Eles poderão ser consultados na página do Saeb

A professora Fernanda Gomes, da turma de do 5° “B” ano, informa que ao longo do ano os alunos são familiarizados com simulados específicos das disciplinas que serão solicitadas nas avaliações Saeb. “O uso de recursos tecnológicos foram fundamentais nas perspectivas de incentivar os estudantes e motivá-los a aprender”, relata.