A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz está com inscrições abertas para o seu programa de mestrado em Comunicação, que se estendem até o dia 25 de setembro. Este programa oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos e contribuir com pesquisas relevantes na área da comunicação. As inscrições, que custam R$ 130, podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
O professor José Messias, um dos docentes do programa, destaca a diversidade de perfis dos candidatos. “Estamos interessados nos graduados em Comunicação Social e Jornalismo, mas também aceitamos pessoas de diversas áreas do conhecimento. O perfil dos alunos tem a ver com as pesquisas que os professores fazem no mestrado atualmente, abrangendo temas como política, gênero, feminismo, videogames, educação midiática e muitos outros,” explica.
O principal objetivo do programa é a produção de conhecimento a partir da área da comunicação, com um olhar interdisciplinar. “Queremos formar indivíduos que não só atuem na academia, mas também profissionais qualificados para o mercado de trabalho, em áreas como educação, saúde, e tecnologia digital,” afirma o Professor Messias. O programa também busca trazer uma contribuição significativa para a sociedade maranhense, abordando temas relevantes como política, saúde, e desinformação com um viés regional.
João Marcos, formado em jornalismo pela UFMA, atualmente escritor, é acadêmico do programa, Ele compartilha sua experiência desafiadora e enriquecedora no mestrado. “Tive que me readaptar à rotina de estudos e aprofundar teorias que apenas toquei na graduação. O mestrado está me proporcionando um vasto conhecimento e me ajudando a refletir sobre as práticas do jornalismo,” comenta.
João também destaca a motivação pessoal que o levou a ingressar no mestrado. “Eu queria seguir carreira acadêmica e não estava satisfeito com os rumos da minha carreira. Escolhi o mestrado na UFMA pela proximidade e pela linha de pesquisa que se enquadra com meus interesses,” explica.
O mestrado em Comunicação da UFMA tem um impacto direto no desenvolvimento profissional dos alunos. “O mestrado nos faz refletir sobre nossas práticas no mercado, tornando-nos jornalistas melhores. A linha de pesquisa que sigo é sobre processos, rotinas produtivas e narrativas, onde estudo os livros-reportagem da escritora maranhense Andréa Oliveira,” detalha João.
As inscrições para o mestrado em Comunicação da UFMA estão abertas até o dia 25 de setembro. Interessados devem acessar o site da universidade para mais informações sobre o processo seletivo e os requisitos para candidatura.