Abertura de microempresas franqueadas aquece mercado em Imperatriz

 

 Por Anna Maria Fonseca

Maria Eduarda Anchieta

 

A abertura de microempresas (ME) franqueadas em Imperatriz desenvolve o mercado e o empreendedorismo local com mudanças relacionadas às políticas internas como, treinamento padronizado dos funcionários no atendimento ao cliente. Em Imperatriz, segundo o Jucema (Junta Comercial do Maranhão), 2.056 empresas foram abertas no último ano e agora existem 32.882 empresas ativas na cidade, deste número existem 550 empresas que são consideradas microempresas, 837 empresas foram abertas no setor de comércio e 913 no setor de serviço, sendo o restante das empresas abertas distribuídas entre os setores da agropecuária, de construção e industrial.

Em 2021 foram abertas em Imperatriz, de acordo com o Jucema, 335 empresas de natureza jurídica, grupo em que se encontram as franquias como Depyl Action e Acium. Ainda no último ano 283 franquias de porte empresarial ME conforme a Junta Comercial do Maranhão, como as franquias internacionais que se estabeleceram na cidade e têm tido resultados satisfatórios, da mesma forma que as empresas citadas acima, pois as franquias já entregam um estudo de mercado em potencial para os franqueados segundo a proprietária da Depyl Jaciane do Nascimento Sousa, 40.

O franchising, como é chamado o sistema de franqueamento oferece um serviço reconhecido e atestado por consumidores anteriores, o que faz com que a implantação do produto se adapte na cidade, além dos proprietários receberem o projeto de arquitetura, logomarca pronta e produtos exclusivos, facilitando o engajamento da marca no comércio local.

“Imperatriz é uma cidade eixo para mais estados e cidades vizinhas, o mercado em geral é bem aquecido,e no ramo de franquia tem uma aceitação melhor devido a segurança que traz a marca”, diz a empreendedora Litza de Melo Mendes Felix, 41, proprietária da filial Acium, especializada em jóias de aço em Imperatriz.

O relato de Litza é confirmado pela ex- cliente e hoje proprietária da filial local e Depyl Action, clínica de estética, Jaciane Sousa, que decidiu realizar a parceria com a franquia após ter tido contato com a marca em uma filial de São Luís. Mesmo sendo interior do Maranhão, Imperatriz é uma cidade multissetorial e possui uma economia dinâmica, o que a faz ser destaque para outros municípios da região. A abertura de empreendimentos como as microempresas franqueadas geram uma rotatividade no mercado local, pois cada empresa deve empregar até 9 funcionários, o que faz com que a entrada de empreendimentos do tipo possam adentrar a cidade e diminuir o índice de desemprego na cidade.

A loja de jóias em aço Acium se localiza em um quiosque do maior shopping da cidade, já a clínica que é especializada em estética e beleza, sendo uma filial maior, possui estabelecimento próprio, no centro de Imperatriz. Com um ano de mercado, a Depyl Action precisou fechar as portas devido ao decreto estabelecido pela prefeitura e para que não houvesse estagnação da marca, foi enviado às filiais material de treinamento para adequação do serviço à pandemia. O processo de fechamento do mercado foi diferente entre as duas empresas, já que a abertura da Acium foi em meio a pandemia. Litza afirma que decidiu recorrer, principalmente, ao mercado digital para que houvesse o desenvolvimento da loja que, hoje, já possui 13 meses de franquia no comércio de Imperatriz e um “mix de produtos que atende a todos os estilos, tribos e idades”, segundo a empresária.

Franquias já entregam um estudo de mercado para os franqueados fazendo com que o investimento seja menos arriscado

O mercado de franquias é diferente dos demais, eles carregam fama, nome e comprovação da qualidade do produto, o que faz o investimento ser mais seguro para o empreendedor e torna mais rápido o processo de adaptação da empresa no mercado. De acordo com Jaciane, franquias exigem pré-requisitos como, uma quantidade de habitantes em cada cidade, para que seja possível a abertura do negócio. Com base na pesquisa de Custo de Vida Nacional, feita em 2021, pela empresa Mercer, a cidade maranhense adquiriu o quarto lugar do Brasil, em relação às outras cidades, com menor custo para se viver. Imperatriz é um eixo para diversas extensões do estado nordestino tendo presença econômica, e por ser a segunda maior cidade do Maranhão, recebe visitantes de cidades próximas, os quais movimentam o mercado local.