Conheça a história de Silvia Cosse que saiu do sobrepeso para o fisiculturismo

Por Brenda Delmira Sousa de Andrade

Antes e depois do processo de emagrecimento de Silviana

“Meu objetivo é motivar você através da minha história”. Esse é o texto da biografia do perfil do Instagram de Silviana Lima Cosse que tem 13 mil seguidores. Utilizando o seu nome abreviado e de casada, Silvia Cosse compartilha sua rotina no Instagram há 4 anos. “Não atuo na internet, mostro a verdade, mostro minha rotina como ela é. Meu propósito foi e é incentivar as pessoas a melhorarem seu estilo de vida e alimentação”, destaca a influencer.

Silviana Lima Cosse, de 24 anos, natural de Imperatriz – Ma, é mãe de dois filhos, esposa, dona de casa, atleta, profissional e influencer digital. Sendo filha única de Osmar, serralheiro, e Edinalva, cabeleleira, lembra da sua infância: “Minha infância foi boa, porém bem humilde, não tinha luxo, não tinha muitos brinquedos, mas sempre teve o básico que uma criança precisa, brinquei muito, aproveitei”.

A infância de Silvia, assim conhecida no instagram, foi leve até chegar na adolescência, em que enfrentou situações que a maioria das mulheres já viveu ou passa. Ela relembra o período da sua primeira gestação, “tive o primeiro filho com 16 anos, Murilo Ícaro, fruto do meu primeiro namorado. O relacionamento em que eu vivia era extremamente abusivo, eu sofria com agressões físicas e psicológicas. Já a segunda gestação foi bem mais tranquila, pois o relacionamento com o esposo flui bem, então foi uma gravidez tranquila.”

Entre uma gestação e outra Silviana percebeu algumas mudanças causadas pela gravidez em seu corpo, chegou a pesar 72kg. “Depois de passar por duas gestações, e com o corpo todo modificado, eu estava triste e com auto estima baixa. Eu sentia que estava me deixando de lado, e esquecendo de cuidar de mim mesma!”

EMAGRECIMENTO

Perfil do Instagram da atleta de fisiculturismo Silviana Cosse

Em novembro de 2017, Silvia teve sua primeira atitude que mudou seus hábitos e rotina completamente. Ela compartilha em seu Instagram (@silvia_cosse) que teve um dia em que ia sair para comprar roupas, mas já sabia que não ia se sentir bem, então com o dinheiro pagou a mensalidade de uma academia, e ao contrário de muitas pessoas que começam os novos hábitos na segunda – feira, ela começou na sexta!

“Minha primeira atitude foi pagar a academia, fazer uma avaliação física e traçar minhas metas. Eu tinha objetivos semanais de evolução que deram super certo. Não tive ajuda, pois não tinha condições de pagar acompanhamento na época. Teve meses que eu nem tinha dinheiro para pagar academia. As pessoas diziam que eu não iria suportar o processo, que logo iria desistir”.

Seus desafios diários eram bater suas metas de ingestão de água, reeducação alimentar que ela mesmo elaborou e não furar os treinos durante a semana, o que contribuiu para que ela diminuísse 15kg na balança. “Fazendo tudo isso eu conseguia bater meu objetivo de perder 1kg por semana”, revela Silviana.

Em meio a esses novos hábitos de atividade física e alimentação saudável, ela conta que fez o vestibular para o curso de Educação Física por influência de uma amiga. “Passei, ganhei mais de 70% de bolsa para fazer o curso. Foi aí que resolvi fazer, acabei me apaixonando pela área quando vi que o curso era muito mais do que as pessoas rotulavam, me apaixonei pela fisiologia humana e comecei a querer entender cada vez mais como funciona essa máquina surpreendente que é o corpo humano e seus sistemas.” Ela comenta que já está no 7º período, mas antes de formar na área, pretende começar o curso de nutrição.

FISIOCULTURISMO

“As mulheres são as que mais sofrem preconceito, as pessoas dizem: mulher musculosa é feio”

Silvia conta que enquanto trabalhava em um evento de fisiculturismo como vendedora de uma loja de suplementos, se encantou com o esporte. “Trabalhei em um evento uma vez, achei muito lindo, desde então comecei a trabalhar o físico para me encaixar nos padrões de atleta.” De acordo com ela, as mulheres sofrem muito preconceito. “As pessoas não sabem o que é o fisiculturismo, não sabem o quanto sofremos e o quanto temos que ter disciplina. As mulheres são as que mais sofrem preconceito, as pessoas dizem: mulher musculosa é feio”.

“Eu tô feliz, tô realizada por me superar mais uma vez e ainda ter a honra de trazer um Top 2”

Em dezembro de 2020, a influencer participou do seu primeiro campeonato de fisiculturismo em Belém – Pará. O esporte tem um padrão a ser seguido, feminilidade, presença de palco, bikini, maquiagem, poses e etc. A atleta que apresentar o melhor conjunto é campeã. “Na minha primeira competição fiquei um pouco triste porque não consegui controlar o nervosismo, tremi muito durante a apresentação. Mas rendeu um Top 2 e um Top 5. Apesar desse detalhe na apresentação, eu tô feliz, tô realizada por me superar mais uma vez e ainda ter a honra de trazer um Top 2.”

TRANSIÇÃO CAPILAR

“Me sinto eu mesma, assumindo minha verdadeira identidade”

Além de ter passado por todo esse processo, de sair do sobrepeso e participar do campeonato de fisiculturismo, a atleta mais uma vez tomou novas atitudes que há anos planejava. Silviana menciona que aos 10 anos de idade, por incentivo da mãe alisou seu cabelo, hoje ela assumiu os seus cachos e está em transição capilar. “Já era uma coisa que eu planejei há anos, certo dia tomei a atitude. Me sinto eu mesma, assumindo minha verdadeira identidade”. Ela deixa um recado para quem tem planos de passar por esse processo: “Pensem bem e se preparem, porque não é fácil, é demorado e as pessoas criticam sempre”.

Nos destaques do seu Instagram que conta a sua trajetória, Silviana deixa um recado: “Eu acredito que todos podem alcançar seus objetivos, e ir até além do esperado, basta querer e mais do que querer, lutar todos os dias.”