Dúvidas na escolha do curso superior? Conheça as oito melhores graduações em Imperatriz

Texto de Lucas Milhomem da Silva

Humanas, Exatas, Sociais, Biológicas são muitas as áreas que podem ser escolhidas pelos vestibulandos no ingresso ao Ensino Superior. Em Imperatriz, por exemplo, são mais de 40 cursos distribuídos pelas oito instituições superiores presentes na cidade, públicas e particulares. Porém, essa tal variedade nem sempre significa que a seleção do curso será fácil. Fatores como a pressão psicológica de amigos e familiares e a grande quantidade de conteúdos a serem estudados costumam provocar um nó nacabeça dos pré-vestibulandos, que atualmente utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  como principal método de ingresso nas universidades brasileiras.

Desde 2008, a prova do Enem é usada na seleção de bolsas de estudo em faculdades particulares através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e é a única forma de se candidatar nas 51 instituições públicas de ensino superior, as IES, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).Em 2016, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de cinco milhões de estudantes fizeram a prova que, em 2017, será feita nos dias 5 e 12 de novembro.

Pensando nisso, listamos os oito melhores cursos de graduação em Imperatriz para ajudar você a decidir qual caminho seguir. A ordem dos cursos listados se baseia na nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2015, que avaliou o rendimento dos alunos da Educação Superior no Brasil. A prova é aplicada pelo MEC a ingressantes/concluintes e é feitaem um intervalo máximo de três anos.

Ficou curioso para descobrir? Confira abaixo a lista completa.

Curso de Jornalismo da UFMA está entre as melhores graduações da cidade

 

  1. Jornalismo – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 

Criado em 2006, o curso de graduação em Jornalismo tem a duração de quatro anos e funciona no período vespertino. Conta atualmente com 282 alunos e se diferencia pela consolidação de seu quadro de professores, composto em sua totalidade por mestres e doutores, aliado à produção científica (projetos de pesquisa e extensão, bolsas de iniciação científica, trabalhos apresentados em eventos regionais e nacionais). Para ingressarem no curso, os interessados devem se inscrever no Sisu, que é a plataforma de seleção estudantil adotada pelas instituições públicas de ensino a partir da nota obtida no Enem. As inscrições são feitas online e em duas chamadas nos meses de janeiro e julho.

 

Nota obtida no Enade 2015: 4

Endereço: Rua Urbano Santos, s/nº, Centro

Telefone: 3529 – 6026

 

  1. Direito – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mais antigo curso de graduação da UFMA, a formação em Direito iniciou-se definitivamente no ano de 1980. Atualmente possui 452 acadêmicos distribuídos em dez turmas e 40 novas vagas são abertas todo ano no primeiro e segundo semestre. A forma de ingresso é pelo Sisu, com base na nota do Enem do ano anterior. Foi o 32º curso mais bem avaliado em cenário nacional pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Nota obtida no Enade 2015: 4

Endereço: Rua Urbano Santos, s/nº

Telefone: 3529 – 6001

 

  1. Ciências Contábeis – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

O curso de Ciências Contábeis da UFMA funciona desde 1990 e já se consolidou em Imperatriz como uma das melhores opções no ensino superior pois permite que o estudante vivencie o mercado de trabalho já no início da graduação devido ao seu horário de funcionamento, que é no período noturno. Essa facilidade ocorre, pois há uma procuraintensa de profissionais na região, o que é um ponto positivo devido àgrande oferta de mão de obra e também negativo por conta da pouca pesquisa desempenhada pelos alunos, que trabalham no contraturno. Atualmente, são cinco turmas com 370 alunos e 60 vagas são abertas somente no segundo semestre, pelo Sisu.

 

Nota obtida no Enade 2015: 3

Endereço: Rua Urbano Santos, s/nº, Centro

Telefone: 3529 – 6001

 

  1. Administração – Universidade Estadual do Sul do Maranhão (Uemasul)Para quem tem se interessa por empreendedorismo e gestão de negócios, o curso de Administração da Uemasul é uma ótima opção. Funciona desde 1993 e, atualmente, conta com cerca de 350 alunos em 8 turmas, distribuídas nos períodos vespertino e noturno. Na docência trabalham 12 professores concursados, desde especialistas até doutores, além dos seletivados que ajudam a compor o quadro docente. A Uemasul éa única instituição pública em Imperatriz a não adotar a nota do Enem como critério de seleção estudantil: para ingressar, o estudante deve fazer o vestibular próprio da universidade, o Paes (Programa Seletivo de Acesso à Educação Superior). Como diferencial, o ensino do curso foca na abordagem do empreendedorismo, que é a capacidade de abrir o próprio negócio. Além disso, há disciplinas na área de tecnologia, como Sistemas da Informação, que também podem orientar na formação profissional do aluno.

 

Nota obtida no Enade 2015: 3

Endereço: Rua Godofredo Viana, nº 1300, Centro

Telefone: 3524 – 5387

 

  1. Administração – Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma)

Criado em 2006, o curso de Administração na Unisulma conta atualmente com sete turmas em funcionamento no turno noturno, o que contabiliza cerca de 140 alunos. Para ingressar, o aluno tem várias opções disponíveis, como o vestibular próprio da instituição,  o parcelamento próprio, em que metade das mensalidades são pagas durante o curso e a outra metade depois da formatura, além do programa Educa+Brasil que oferece bolsas parciais de estudos a estudantes impossibilitados de custearem uma mensalidade integral. O curso é 100% presencial, conta com professores em sua maioria mestres e doutores, além de focar no estudo do empreendedorismo, contando com disciplinas que simulam a criação de uma empresa real, como Empreendedorismo e Plano de Negócios. São feitas consultorias em lojas e também eventos de exposição de produtos e ideias dentro da faculdade.

 

Nota obtida no Enade 2015: 3

Endereço: Rua São Pedro, nº 11, Jardim Cristo Rei

Telefone: 2101 – 0202

 

  1. Direito – Universidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma)

 

Para ingressar no curso de Direito da Unisulma, o aluno pode optar por três opções: transferência externa, vestibular próprio e através das bolsas integrais ou parciais ofertadas pelo Prouni. Esta última opção é a principal forma de ingresso, obtidaa partir da notadoEnem; as inscrições são feitas online e em duas chamadas nos meses de janeiro e julho. Atualmente, o curso conta com cerca de 800 acadêmicos distribuídos nos períodos matutino e noturno e a cada ano 80 novas vagas são abertas. Possui um corpo docente altamente qualificado e com experiência profissional, além de um acervo bibliográfico atualizado e uma estrutura adequada. Ademais, os alunos matriculados a partir do sétimo período podem usufruir do Núcleo de Práticas Jurídicas, onde diversas atividades profissionais são realizadas com acompanhamento de supervisores, aproximando assim o acadêmico cada vez mais do mercado de trabalho.

Nota obtida no Enade 2015: 2

Endereço: Rua São Pedro, nº 11, Jardim Cristo Rei

Telefone: 2101-0223

 

  1. Direito – Faculdade de Educação Santa Teresinha (Fest)

Com duração de cinco anos, o curso de Direito na Fest atualmente conta com dezenove turmas e aproximadamente 480 alunos nos turnos vespertino e noturno. O aluno pode ingressar através do vestibular próprio da faculdade que é realizado duas vezes: no início e meio do ano. 160 novas vagas são abertas anualmente, distribuídas em duas turmas. A partir do sétimo período, na disciplina de estágio, os acadêmicos assistem a audiências reais e vivenciam a realidade da profissão. Ocorre uma parceria do Núcleo de Prática Jurídica do curso com o Tribunal de Justiça, em que são feitas mediações voltadas a solucionar problemas familiares da população em geral. Outros projetos também são realizados, como a visita de alunos a presídios com o objetivo de apresentarem palestras voltadas a assuntos de interesse público e relacionadas a área jurídica. Há uma junção entre teoria e prática no ambiente acadêmico.

 

Nota obtida no Enade 2015: 2

Endereço: Rua Perimetral Castelo Branco, nº 116, Parque Anhanguera

Telefone: 2101 – 0880

 

 

  1. Administração – Faculdade Pitágoras

Com início no ano de 2001, o curso de Administração da Pitágoras tem duração de quatro anos e funciona nos turnos matutino e noturno. Atualmente a faculdade tem dois polos em Imperatriz: um na rua Godofredo Viana e outro no prédio Aracati Office, onde ocorrem as aulas presenciais. O curso se diferencia pelo renomado corpo docente, composto por doutores, mestres e especialistas. O método de ensino é denominado Sala de Aula Invertido e é composto por três momentos:  a pré aula, a aula e a pós aula. Nesse sistema, atividades e materiais complementares são disponibilizados no portal do estudantecom o objetivo de maximizar a aprendizagem incentivada na sala de aula. Ademais, a própria instituição oferece um canal de empregabilidade em parceria com empresas para que os alunos se inscrevam e busquem uma oferta de estágio na área.

 

Nota obtida no Enade 2015: 2

Endereço: Rua Monte Castelo, nº 161, Centro

Telefone: 2101 – 6000