Beleza ao sol desde a palmeira na frente da casa as onze-horas no chão a florir o caminho.

O Brasil é um  país em que as altas temperaturas se misturam com a alegria das belezas naturais de cada região. Quando falamos de plantas, a maioria das pessoas se interessam por flores coloridas, grandes e de perfume maravilhoso, porém a maioria dessas espécies não resistem a temperaturas altas. Baseado na realidade do nordeste brasileiro, lugar árido e de sol intenso, que reunimos sete plantas resistentes ao sol que proporcionam beleza na hora de compor o jardim.

No nordeste, vivenciamos uma região marcada pelas belezas de muitas plantas resistentes, capazes de transmitir a realidade. Cultivadas para deixar o jardim bonito, ou por terapia de dias melhores, sem dúvidas as plantas emocionam muitas pessoas, por isso confira a lista:

  1. Cactos

Presente em quase todos os lugares do nordeste, essa planta faz partes da família dos cactos com mais de 1400 espécies. Dos mais variados tamanhos e formatos, possuem uma beleza única, rústica e de muita resistência são adaptadas a lugares áridos e quentes, com espinhos em sua parte externa e capazes de armazenar bastante água. Alguns tipos como o mandacarú conseguem florir e espalhar a beleza entre os espinhos da planta.

2. Rosas

 Almejadas por todas as pessoas, de beleza estonteante e perfume inigualável, conseguem proporcionar delicadeza pela composição de suas pétalas e sutil perfume. Resistente a sol pleno, essa espécie de plantas requer regas constantes para florir. Elas deixam o jardim bonito e delicado e se adaptam aos mais variados tipos de climas. Tem roseiras rasteiras, miniaturas, arbustivas, trepadeiras, de folhas simples e pequenos espinhos, galhos finos, mas bem resistentes, podem ser cultivadas no chão ou em vasos.

3. Onze -horas

 Singeleza em suas pétalas e graciosa na resistência, esta é uma planta de pequeno porte bastante resistente ao sol pleno, podem também ser cultivada em meia sombra. Elas não possuem perfume, mas a beleza de suas flores proporcionam leveza e delicadeza ao ambiente. Uma planta nativa do Brasil, possuem várias cores e se propaga por mudas. Podem ser cultivadas em vasos e regadas de uma a duas vezes por semana. Essa planta possui folhas simples parecidas com suculentas e flores semelhantes a pequenas rosas bem cacheadas, elas florescem ao sol e a medida que a luminosidade começa a diminuir as flores vão se fechando.

4. Hibiscos

 Planta de belas folhagens de verde intenso (alguns casos  mesclada com pigmentos brancos), possui flores de variadas cores em suas extremidades. Existem cerca de 300 espécies de flores de hibiscos ornamentais com pétalas lisas ou cacheadas, mescladas ou cores únicas, são resistentes a falta de água, porém não suportam lugares de frios intensos, necessitam de sol e muita luz para florir, o arbusto pode chegar a 02 metros de altura. Além de ornamental, o hibisco também pode ter uso medicinal.

  1. Alamandra

A alamandra é conhecida por suas belas folhas verdes brilhantes e flores de distintas cores intensas, encontradas em sua maioria no tom amarelo. Proporcionam alegria ao ambiente e harmonia. É uma espécie de trepadeira de uso ornamental muito utilizada em muros e cercas e capazes de florir praticamente o ano inteiro. Conseguem se adaptar a vários climas, mas preferem lugares mais quentes, podem ser reproduzidas por estacas e sementes.

  1. Cóleus

A cóleus é uma planta de charme único, de cores vivas, é uma espécie que não possui flores, mas a beleza desta planta está contida em suas folhas grandes e macias, semelhantes a veludo. A tonalidade das folhas tem combinações de cores entre verde e roxo, amarelo, vermelho, rosa e marrom, cores que se contrastam muito bem. Ideais para lugares de meia sombra, mas também resistem ao sol pleno só requer regas frequentes. Podem ser cultivadas em vasos e levam charme rústico ao local.

  1. Babosa

De aparência ríspida com pequenos “espinhos” ao longo de suas folhas, a babosa é uma espécie de planta utilizada para fins medicinais e estéticos. Conhecida também como aloe vera, ela proporciona uma ornamentação diferente ao ambiente. Típicas de lugares quentes com mais de 300 espécies, são parecidas com os cactos, suas folhas possuem bastante líquido na parte interna, podem ser plantadas no chão ou em vasos com solo de boa drenagem.