Semáforos com mau funcionamento causam transtorno no trânsito de Imperatriz

Acervo prefeitura

Por Pedro Ítalo

 

Nas últimas semanas algumas pessoas que andavam pelas ruas de Imperatriz e enfrentavam o trânsito, devem ter se deparado em determinado momento com algum semáforo sem funcionar. Como foi o caso no cruzamento das ruas Pernambuco e Luís Domingues, Entroncamento, na região da Nova Imperatriz e na BR-010 próximo ao viaduto. 


De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran), algumas das falhas se da por causa de oscilações de energia em algumas áreas do Centro da cidade e em outras ainda não se tem certeza do por que o semáforo parou de funcionar como foi o caso do cruzamento das ruas Pernambuco e Luís Domingues. Mas que as principais suspeitas para o mau funcionamento do semáforo seja de furto de fiação, já que próximo ao local havia alguns fios dos postes no chão. 

 

Essas falhas recorrentes que estão acontecendo nos semáforos da cidade podem acabar contribuindo com o acontecimento de acidentes, e além disso contribui para que o trânsito fique lento e estressante. Como relata Raimundo Sousa, que conta que o trânsito de Imperatriz já é estressante naturalmente. “Cara, o trânsito dessa cidade é uma coisa, assim de doido, quer se estressar é só andar no trânsito de Imperatriz, ai andar e o semáforo ainda ta quebrado, só pioram.” Relata. 

 

A situação torna-se ainda mais alarmante quando consideramos o impacto em serviços de emergência, que podem encontrar dificuldades para se locomover com a rapidez necessária em casos de urgência devido ao trânsito desorganizado. Isso sem falar nos prejuízos econômicos decorrentes de atrasos e na deterioração da qualidade de vida dos cidadãos.

 

A Setran diz que foi enviado uma equipe de engenharia para fazer os concertos dos semáforos e a manutenção de alguns. 

 

Qualquer problema desse tipo é recomendado que  o “Disque-trânsito” no número (99) 99198-6082, também acessível pelo aplicativo WhatsApp da Secretaria de Trânsito e Transportes, Setran. O atendimento está disponível a qualquer hora do dia e da noite, 24 horas por dia.

 

Além disso, os semáforos com mau funcionamento contribuem para um maior risco de acidentes, em que, apenas no primeiro semestre deste ano, a Imperatriz registra mais de mil vítimas de acidentes de trânsito apenas no primeiro semestre de 2023