Imperatriz registra mais de mil vítimas de acidentes de trânsito apenas no primeiro semestre de 2023

Foto: Arquivo pessoal

Por Pedro Ítalo  

 

No primeiro semestre deste ano de 2023, foram registrados 736 ocorrências de acidentes de trânsito com mais de mil vítimas e nove óbitos. Esse é um crescimento de 8,43% de casos em relação ao mesmo período no ano passado, de acordo com dados que foram recentemente divulgados pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU)

 

Segundo os dados do SAMU, 90% dos acidentes de trânsito em Imperatriz em 2023 envolveram motocicletas. O que mais chama atenção no relatório é que de acordo com o mapeamento do SAMU, dos locais com o maior número de acidentes, o Centro, o local com mais sinalização do município, lidera a lista com um total de 107 ocorrências de acidente. Seguido pela BR-010, que registra 97 acidentes. 

 

De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), Teresinha Miranda, esses números são resultado de uma combinação explosiva da falta de responsabilidade e consciência.“Só haverá mudanças comportamentais se cada um que está nas vias públicas mudar de cultura porque o trânsito é responsabilidade de todos, não é só do poder público”, informa a coordenadora. 

 

O motociclista Dorival Tacudinaba, de 56 anos, que trabalha como mototaxista na cidade, conta que em Imperatriz possui um trânsito muito perigoso. “As vezes eu ando por Imperatriz e eu vejo, assim parece que não existe lei de trânsito, e parece que os motoristas dirigem como se só tivesse eles andando na rua.” 

 

Além disso, Dorival sofreu um acidente há algumas semanas e teve que ficar internado. “Tem umas três semanas, mais ou menos, que eu estou acidentado por causa da irresponsabilidade. Eu fiquei internado, até dreno no meu pulmão eu tive que usar.” conta.

 

Segundo a coordenadora do DNT, o problema não é só em Imperatriz. “Nós vemos, isso é público e notório, não só a nível de Imperatriz, mas a nível de Brasil, que os condutores estão arrogantes, intolerantes, fazem ultrapassagens e não respeitam os demais usuários da via, por isso vem aumentando o número de acidentes como colisões, capotamentos, colisões frontais, tombamentos e outros e estamos tentando pela Educação para o Trânsito, mudar um pouco isso”, completa coordenadora do DNT.

 

A coordenadora conta que terá uma ação conjunta com a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) , para elaborar a programação da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre nos dias 18 a 25, com palestras voltadas exclusivamente para a educação e ações de cidadania. As palestras acontecerão em instituições de ensino, empresas e blitz na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro.