Revitalização das escolas públicas municipais são propostas de trabalho para reeleição de Assis Ramos

Legenda: Live Assis Ramos, Projeto Eleições 2020 - Jornalismo UFMA pergunta
Live – ASSIS RAMOS – “Eleições 2020: Jornalismo da UFMA pergunta”

Verbas para locação de imóveis, nos últimos 4 meses, ultrapassam R$ 345 mil reais no orçamento público para esse semestre

A revitalização das escolas públicas municipais são propostas de trabalho  para reeleição de Assis Ramos (DEM).  De acordo com o prefeito e candidato à reeleição, 3 escolas foram construídas, além das 40 que estão sendo reformadas. “Primeiro temos que cuidar das que existem”, afirmou na live (dia 05) do projeto ELEIÇÕES 2020 – Jornalismo da UFMA pergunta, realizado pelo curso de Jornalismo da UFMA- Imperatriz, campus Centro.

Segundo o Censo escolar, o município tem mais de 44 mil alunos matriculados na rede pública municipal, distribuídos em 148 unidades escolares, desde a creche ao ensino fundamental. Assim, as escolas próprias não são suficientes. “Não é fácil nos meus 4 anos a gente conseguir transformar todas as municipalizadas em próprias do município para sairmos desse aluguel, é um trabalho que requer tempo e uma sequência de bons administradores”, justificou Assis Ramos sobre a municipalização das unidades educacionais.

Nos últimos 4 meses, foram celebrados 17 contratos de locação de imóvel para funcionamento de escolas e creches da rede pública municipal, com base no Portal da Transparência, tendo uma despesa de mais de R$ 345 mil no orçamento público para esse semestre, além dos planos de climatização dessas unidades, que não podem ter suas infraestruturas alteradas.

As reformas e climatização estão sendo realizadas com recurso do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb).