Momento político é propício para a criação da nova federal, afirma professor

Por: Cleide Santos

Na última quinta-feira, dia 27 de abril de 2023, foi realizada na Câmara Municipal de Imperatriz a segunda audiência pública para discutir a criação da Nova Universidade Federal do Sul do Maranhão, que terá sede no município.

A audiência contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica, do poder público municipal, estadual e federal. O objetivo foi debater a importância da criação da nova universidade e os impactos que ela poderá trazer para a região.

Durante a audiência, foram apresentados dados que mostram a necessidade de ampliação da oferta de ensino superior na região sul do estado. Segundo estudos, a região é carente de instituições de ensino superior público e de qualidade, o que acaba limitando o acesso dos jovens à educação e comprometendo o desenvolvimento socioeconômico.

O professor dr. Marco Antônio Gehlen, representou o reitor Natalino Salgado, destaca que existe um alinhamento institucional e político em relação à criação da nova Universidade Federal do Sul do Maranhão. Segundo ele, todas as forças políticas estão apoiando a iniciativa, independente de questões partidárias, por entenderem a relevância da nova federal para a região e para o futuro dos jovens.

Professor Dr. Marco Antônio Gehlen

Ele também destaca o empenho da bancada federal, formada por 18 deputados e senadores, que estão trabalhando juntos para conseguir a criação da nova universidade. Além disso, o ministro Camilo Santana e o próprio reitor Natalino Salgado têm sido grandes defensores da iniciativa, entendendo a importância da Nova Universidade Federal para a região. Gehlen ressalta que com todas as forças direcionadas para a criação da Nova Federal e com o comprometimento do governo em recompor o orçamento da educação, acredita-se que a nova universidade possa sair do papel em breve. Para ele, essa é uma oportunidade única de oferecer educação superior de qualidade para os jovens da região e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Maranhão.

Além disso, foram destacados os benefícios que a criação da nova federal poderá trazer, como o aumento da oferta de vagas para o ensino superior, a melhoria da qualidade do ensino, a geração de emprego e renda, e o fortalecimento da pesquisa e da inovação na região além da autonomia.

O deputado federal Josivaldo JP (PSD – MA) e outros parlamentares maranhenses têm se empenhado para que a iniciativa se concretize o mais rápido possível. Josivaldo JP afirmou durante a audiência pública, que já passou da hora do Maranhão contar com uma nova universidade federal, com sua própria reitoria e autonomia para fomentar ainda mais a educação na região, especialmente no sul do estado. “A criação da nova federal seria uma oportunidade única de oferecer educação superior de qualidade para os jovens da região e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado”, disse.

Com a criação da nova federal será possível que os campi de Balsas, Grajaú e Imperatriz, tenham mais autonomia em suas decisões, como a oferta de cursos que atendam às demandas específicas da região. Além disso, a descentralização da administração pode trazer benefícios, como a redução da burocracia e a melhoria da eficiência no atendimento aos estudantes e comunidade local.