Prorrogadas as inscrições para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 20° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no centro de convenções de Imperatriz nos dias 16 a 20 de outubro, das 9h às 19h, as inscrições para o evento foram prorrogadas até 24 de setembro e podem ser feitas por meio do site: semana.secti.ma.gov.br.

O SNCT foi instituído nacionalmente em junho de 2004 por decreto do governo federal, com objetivo de promover a divulgação científica, inclusão do conhecimento e valorizar os eventos científico-culturais. O evento anual conta com a colaboração e participação dos governos estaduais e municipais. Em Imperatriz, a organização é feita pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e há expectativa de 15 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento.

A semana é aberta à comunidade e destinada a todos os públicos, em especial estudantes. Nesta edição, o tema é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Entre as atrações terão conferências e palestras, minicursos, mostra científica, mesa redonda, oficinas, lançamento de livros e as atividades culturais, que vão ser mais numerosas nessa edição e contam com atrações locais.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai participar da semana submetendo mais de 10 projetos diferentes, entre eles o Museu Maker 3D. No projeto, eles usam uma impressora de deposição de filamento fundido (impressora 3D) para imprimir objetos, com o objetivo de aproximar a população da ciência. Em um dos projetos em que colaboram, a equipe faz digitalização de acervo e impressão de cerâmica timbira e outros artefatos para a Uemasul.

Em outra parceria, eles fazem a impressão de componentes celulares internos e externos, para o professor coordenador do projeto, Antônio José Vieira, professor do IFMA de Imperatriz, assim eles podem aproximar os alunos dessa ciência, além disso, Vieira destaca o papel inclusivo dessa tecnologia, “Nós temos uma parcela da população que não enxerga, então é a única forma dele poder ter acesso a essa informação, se tiver uma peça física para manusear”.

“Ter o conhecimento básico de Ciências em áreas afins é o começo para mudanças que possam ser necessárias individualmente e em sociedade”, afirma Ana Lívia Silva Dos Santos, estudante de Engenharia Florestal na UEMASUL. A estudante já participou do evento nas edições de 2028 e 2019 opina que embora as questões ambientais sejam amplamente debatidas ainda há muita desinformação sobre o tema e eventos como o SNCT são importantes para levar o debate para fora das salas de aula.

Para mais esclarecimentos sobre o evento, o contato deve ser feito pelo e-mail: snct2023@secti.ma.gov.br.