Projeto “Jornalismo da UFMA pergunta” encerra com amplo envolvimento de estudantes e professores

Foram 12 dias de entrevistas, mais de 12 horas de transmissão direta no Youtube,  10 candidatos a prefeitos ouvidos e um desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, que esclareceu o andamento do processo para a eleição municipal que acontece em todo o território nacional dia 15 de novembro. Ao todo, mais de 350 ouvintes acompanharam, interagiram e perguntaram sobre projetos, propostas e posicionamentos ideológicos em assuntos de interesse público aos políticos que concorrem ao cargo de gestor na segunda maior cidade do Maranhão. Na organização, cerca de 50 alunos diretamente envolvidos e 28 conteúdos jornalísticos publicados, entre notas, notícias e entrevistas.

Tudo isso é só parte dos resultados alcançados com o projeto interdisciplinar “Eleições 2020: Jornalismo da UFMA Pergunta”, que organizou livesentrevistascom dez dos onzecandidatos, que estavam inscritos no TRE, à Prefeitura de Imperatriz durante a primeira quinzena de outubro. A abertura foi no dia 2 de outubro, com o desembargador Tyrone José Silva, e o encerramento com o candidato Daniel Fiim (PV), no sábado, 17 de outubro. A ordem das entrevistas foi acertada via sorteio, transmitido ao vivo, em 28 de setembro, pelo canal do curso de Jornalismo da UFMA criado para este projeto.

Desembargador estreou as entrevistas

Todos os candidatos tiveram até 1h30 para participar da entrevista, que incluiu perguntas pré-preparadas pelos alunos do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz, divididas em 12 eixos – Educação, Saúde, Pandemia, Infraestrutura, Meio Ambiente, Segurança pública, UFMA, cultura, Mobilidade, Turismo, Patrimônio – além de questões livres, enviadas pelos internautas que assistiam a live. Dos onze candidatos que registraram a candidatura no TRE, até 1º de outubro, apenas Ildo Marques (PP) não quis participar do projeto.

O “Eleições 2020: Jornalismo da UFMA Pergunta” é uma iniciativa dos professores doutores Thaísa Bueno, da disciplina de Gêneros Jornalísticos, que ficou responsável pela elaboração das questões e edição da entrevista; Izani Mustafá, de RadioJornalismo, responsável pela condução da live e contato com os candidatos; e Lucas Santiago Arraes Reino, de Webjornalismo, que organizou a cobertura do evento, com a produção de conteúdo e preparou a plataforma de divulgação e transmissão das lives entrevistas. O material publicitário ficou a cargo do estudante Carlos Alcântara.

Outras duas disciplinas do curso de Jornalismo da UFMA também estão envolvidas no projeto, de forma tangencial. A disciplina de Técnicas de Reportagem e Teorias do Jornalismo, sob coordenação das professoras doutoras Roseane Arcanjo e Camilla Tavares, respectivamente.

Evento foi acompanhado por mais de 300 internautas

Esta não é a primeira vez que o curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz organiza entrevistas com os candidatos à Prefeitura. Na eleição de 2012 o curso promoveu uma conversa com todos os candidatos no estúdio de rádio da instituição.

“O projeto cumpre um papel social importante de apresentar à sociedade um debate qualificado sobre gestão, propostas e conscientização sobre a importância do voto. Além disso, é uma oportunidade de ensinar os futuros jornalistas sobre a importância da responsabilidade e da ética, bem como de experimentar uma rotina que faz parte da profissão”, esclarece a professora Thaísa Bueno.

O projeto prevê ainda a produção de perfis políticos e conteúdos analíticos sobre discursos. Os professores devem avaliar também o desempenho dos alunos por meio de pesquisa sobre a receptividade da prática entre os envolvidos.

Se você perdeu a entrevista ou gostaria de rever para avaliar melhor a escolha do seu candidato, todas as lives estão disponíveis para acesso livre. O conteúdo gerado dessas conversas também pode ser lido no site do projeto.

Anote aí: http://jornalismo.ufma.br/eleicoes/

Segue a lista das entrevistas realizadas.

Candidato

Presidente do TER – Tyrone Silva 02 de outubro