Prazo acabou, mas recadastramento biométrico segue em Imperatriz

O recadastramento biométrico, também chamado de revisão do título eleitoral, que acabaria no dia 17 deste mês ainda está sendo realizado na cidade. O motivo é a atualização do sistema que ainda não foi feito pela Justiça Eleitoral do Estado. “Mas essa atualização pode acontecer a qualquer momento”, afirma a coordenadora de recadastramento da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (URI), Doralice Brasil.

Quem ainda não fez seu recadastramento pode fazer na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (URI), no Viva Cidadão e no Fórum da Justiça Eleitoral portando documento oficial com foto. Quem não conseguir fazer a revisão do título antes da atualização do sistema terá seu título cancelado, podendo fazer um novo título, sem nenhuma cobrança de multa, até o dia 4 de maio. No recadastramento é colhida a digital dos eleitores e emitido novo título.

Eleitores das cidades de Davinópolis, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martilhos só poderão fazer a revisão do título em Imperatriz, porque não há locais nestas cidades especializados para tal.

Recadastramento segue em Imperatriz
Recadastramento segue em Imperatriz

Nos mesmos locais também se faz o primeiro título e a transferência de título até dia 4 de maio, sendo necessária a apresentação de documento com foto, comprovante de residência de no mínimo noventa dias, documentos originais e xerox. Os homens maiores de dezoito anos que vão fazer o primeiro título também precisam do Certificado de Reservista do Exército (CDE).

A biometria é iniciativa do Governo Federal para uma eleição mais segura, usando as digitais para reconhecer o eleitor na hora de votar para evitar que alguém vote em nome de outro ou em lugar de falecido, medida que já entrará em vigor nas eleições estaduais e municipais deste ano. Os colhimentos das digitais começaram em Imperatriz, no dia 25 de março de 2015 a meta de recadastrar 46, 7% da população, o que representava 118.148 pessoas. De acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE – MA) já foram renovados, até o dia 28 de fevereiro, 137.926 títulos, o que significa 79,9% do eleito. O recadastramento é gratuito.

 

Autor: Isabela Oliveira

Foto: Reprodução/TRE