PERFIL: Marco Aurélio, da matemática aos desafios da vida pública

Por Vitor Hugo, Lucas da Silva e Felipe Ribeiro

De origem simples, Marco Aurélio da Silva Azevedo, candidato da coligação Imperatriz Merece Mais (PC do B, Solidariedade, PSB, PT e PDT.) ao cargo de prefeito em Imperatriz-MA, é  filho da costureira Maria Edinalva da Silva Azevedo e do músico Domingos Azevedo. Nasceu em 30 de junho de 1979, na cidade de Conceição do Araguaia, no estado do Pará. Durante sua infância, precisou vender frutas, pastéis, picolés, além do período que trabalhou como jornaleiro e engraxate para ajudar na renda familiar.

Aos 17 anos de idade, em 1996, Marco mudou-se para Imperatriz. Nesse período, morava no bairro Vila Redenção e fazia curso pré-vestibular no Centro da cidade. Na maioria das vezes, ia a pé para as aulas, por não ter o dinheiro do ônibus. Com o passar do tempo, ele conseguiu alunos para dar aulas de reforço escolar, o que o ajudava, junto com os R$ 50 reais que sua mãe mandava por mês.

Após sete meses de estudo, Marco fez o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para Matemática, o que resultou em sua aprovação no início de 1997. Ainda no mesmo ano, começou a dar aulas em escolas particulares e como professor seletivado no CE Jonas Ribeiro. Nessa fase de sua vida, destaca que conheceu a professora Dalvanir, grande incentivadora e apoiadora à época, pela qual nutre grande carinho até hoje e que posteriormente teve a oportunidade de lhe conceder o título de cidadã maranhense (2018).

Em 1999 fundou o cursinho Teorema, onde ensinava apenas matemática e que, de início, contava somente com três alunos, sendo dois bolsistas. Marco Aurélio casou-se com Alessandra de Araújo Silva em 2001 e neste mesmo ano compraram o já falido cursinho Radical e ergueram o cursinho Teorema, oferecendo todas as matérias. O referido ano também marca a perda de sua mãe, Maria Edinalva.

Graduou-se em Matemática em 2010 e foi por meio da educação que Marco ficou conhecido em Imperatriz. Ele ajudou jovens estudantes a trilharem os caminhos dos sonhos, assim como aconteceu com ele um dia.

Vida política

Sua trajetória na política começou em 2004, quando foi candidato a vice-prefeito (PP) de Imperatriz, na chapa do então candidato a prefeito Major Melo. Em 2010, incentivado pela esposa Alessandra, foi candidato a deputado estadual. Não foi eleito, mas recebeu 12.578 votos.

Em 2012, foi eleito o vereador mais votado da cidade com 3.453 votos, exercendo seu mandato por dois anos. Em 2014, após quase dois anos como vereador, Marco Aurélio foi eleito deputado estadual com a maior votação na cidade de Imperatriz, recebendo um total de 30.900, sendo só em Imperatriz 21.902. Feito repetido nas eleições de 2018. Marco Aurélio obteve 47.683 votos válidos e o total de 25.087 em Imperatriz, sendo o mais votado na cidade mais uma vez.

Na Assembleia Legislativa, Marco Aurélio foi presidente por dois anos de uma das mais importantes comissões da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e há quatro anos é o vice-líder do governo na Casa. Marco Aurélio é o deputado estadual que mais destinou emendas para a Educação na atual legislatura.

Entre elas, a emenda no valor de R$ 998 mil para a construção do Centro de Ensino Amaral Raposo, no Parque Alvorada, em Imperatriz. Hoje a escola atende 500 alunos.

Uma das suas primeiras lutas enquanto parlamentar, ainda no primeiro mandato (2015-2018), foi garantir aos candidatos à Universidade Federal do Maranhão (UFMA) um bônus de 20% nas notas do Enem dos estudantes que cursaram entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escolas maranhenses. Foi relator do Projeto de Lei que criou a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

Propostas

A atual candidatura de Marco Aurélio, que concorre ao cargo de prefeito de Imperatriz, faz parte da coligação Imperatriz Merece Mais, que uniu PC do B, Solidariedade, PSB, PT e PDT. São metas do plano do ex-professor ampliar os serviços de atenção básica e a coordenação das redes de atenção à saúde, implantar novos centros, como o Fila Zero, facilitando o acesso da população a consultas e exames e contribuir para a construção do Novo Socorrão de Imperatriz.

Na parte econômica, o candidato pretende facilitar a abertura de novas empresas e gerar empregos a partir da criação de programa de estágio, da mesma maneira, instituir núcleos de empreendedorismo, além de apoiar a tecnologia e, caso eleito, implantar o Parque Tecnológico para atrair empresas e startups.

Marco Aurélio também defende a padronização de calçadas, na revitalização das estruturas dos comércios e no programa “Asfalto Todo Dia”, além de melhorias no sistema de escoamento de água da cidade.  Na área da educação, o candidato propõe colocar no cargo de secretário da educação um professor, a carreira que possibilita conhecer mais a realidade do sistema de ensino.

O plano de governo municipal também foca na segurança pública, meio ambiente, programas sociais, no esporte e no lazer, trazendo propostas como: o programa “Patrulha Municipal Maria da Penha”, a arborização da cidade, o Marcozoneamento Municipal para organizar a ocupação do solo e o projeto “Ruas de Lazer”, com a realização de campeonatos esportivos de rua e promoção de torneios interbairros.

Foto: reprodução/Site da Assembleia Legislativa do Estado

*Atividade da disciplina Técnicas de Reportagem, do Curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz (2020.1).