Nova universidade federal no Maranhão tem agenda marcada com Presidente e ministro da Economia

Uma audiência pública para discutir a criação da nova Universidade Federal do Maranhão foi promovida pelos vereadores da Câmara Municipal de Imperatriz nesta sexta-feira, 23.

O vereador Ricardo Seidel (PSD), organizador da audiência,  mostra-se favorável à desvinculação dos campus de Imperatriz, Balsas e Grajaú da Universidade Federal do Maranhão. “Está sendo organizada porque nós entendemos a necessidade de autonomia didático, científico e financeira da UFMA. E sabendo dessa realidade e como o Senador (Roberto Rocha) também conhece a realidade, não compôs esforços e está conversando com a comunidade acadêmica e também com os parlamentares da cidade. E ele fez a proposta né, junto ao Ministério, para  que se pudesse transformar o que nós temos hoje de estrutura de UFMA para uma universidade própria”. O vereador Ricardo complementa que outro ponto que justifica a desvinculação é que “O Estado do Maranhão é o único estado que tem só uma Universidade Federal”.

O Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, não compareceu a audiência, mas o Assessor da Reitoria, Leonardo Hunaldo, o representou e manifestou a postura do Reitor sobre essa desvinculação, “O professor Natalino, ele entende que é um anseio de toda região essa criação de uma nova Universidade. Tanto o professor Natalino como o vice-reitor, o professor Marcos Fábio, bem como toda a administração superior, é totalmente a favor da criação da Nova Universidade, inclusive, vem participando das discussões junto a Comissão da Nova Federal”.

Segundo o vereador Ricardo Seidel, uma reunião já está agendada com o Ministro da Economia Paulo Guedes e com o Presidente, “Depois dessa audiência pública, nós iremos reunir com o Ministro (Economia) novamente e reunir com o presidente Bolsonaro, que tem dado total apoio pra essa autonomia. Ele (Presidente) quer descentralizar as regiões Nordeste para que elas possam crescer. O modelo que tinha meio que travava algumas coisas é é preciso tirar esses destravamentos para que a região possa crescer com foco naquilo que é regional”.