Após divulgação das notas do Enem, professor orienta próximos passos

Por: Ana Gabriela Fonseca 

As notas já estão disponíveis para os vestibulandos no site do INEP. Fonte: INEP

Nesta segunda-feira, dia 13 de Janeiro, foram divulgadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os vestibulandos. Cada participante pode olhar suas notas na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova contempla as cinco grandes áreas de conhecimento, sendo elas a Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O exame de 2024 obteve 3.180.388 participantes e, de acordo com o Governo Federal, 33% dos participantes tiveram uma média de mais de 500 pontos. O Enem abre as portas para ingressar em universidades de todo o Brasil. O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) disponibiliza vagas para ingressar em universidades públicas e as inscrições já iniciam no dia 17 de Janeiro, sexta-feira. Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) é destinado para quem deseja tentar uma bolsa de estudos em universidades particulares, e o cadastro inicia no dia 24 de Janeiro. Outra opção, é o Financiamento Estudantil (Fies) destinado a financiar a graduação no ensino superior, e sua inscrição se inicia no dia 25 de Fevereiro.

Carlos Daniel Aquino, professor de cursinho pré-vestibular, explica que é hora de ficar atento aos prazos, “pode tá colocando as datas na mesa ou alarme no celular” , além de  separar um momento todos os dias para olhar.  Carlos também orienta a ficar de olho nos termos de adesão de cada universidade, “algumas faculdades também têm peso e precisa ver onde a nota vai estar mais valorizada. 

Davi Jansen está vestibulando há mais de dois anos e comenta com alegria o bom desempenho no Enem 2024. “Consegui atingir um desempenho equilibrado nas áreas em que mais me esforcei, graças a Deus deu tudo certo.  Ele deseja cursar Farmácia e se especializar em Perícia Criminal, “estou confiante, é uma mistura de nervosismo, empolgação e gratidão”, garante o estudante. 

Com prazos estabelecidos e apertados é importante manter a calma e não deixar a ansiedade atrapalhar. “É importante entender que cada um tem seu tempo e não se comparar com outros colegas”, reflete Carlos. E para quem não gostou das suas notas, já pode começar a estudar e se planejar para o exame de 2025, “não faz mal começar a estudar antes e se programar”, diz o professor.