Produto é reutilizado para a produção de sabão ecológico nas comunidades
Foto: Léo Costa/ Prefeitura de Imperatriz
Essa semana foram coletados 420 litros de óleo de cozinha usado no município de Imperatriz, apontam os dados emitidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh). A coleta é realizada em bares e restaurantes de Imperatriz por meio de uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Após o recolhimento do material pela Abrasel, os óleos são encaminhados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), que fica responsável por distribuir o produto para grupos de produtores de sabão artesanal, que reutilizam o óleo de cozinha para fabricar sabão ecológico.
O sabão ecológico é produzido por comunidades do Parque São José, Vila Cafeteira, Recanto Universitário, Bacuri, Conjunto Planalto e Bairro da Caema. Segundo a prefeitura, o material é coletado pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), sob a logística da MB Limpeza Urbana.
Para contribuir com o descarte adequado do óleo de cozinha usado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) disponibiliza o contato (99) 99218-4275 ou uma visita no Complexo Administrativo Dr Carlos Gomes de Amorim, localizado na Rua Rafael de Almeida Ribeiro, nº 600, São Salvador.