Autoria: Laís Gomes e Marcelo Nunes
Pauta: Michelle Costa
Fotos: Laís Gomes e Marcelo Nunes
Lojas como Aleatory, Calvin Klein Jeans, Carmen Stéffans, MM Jóias, Arte Passo, Statoos, M.Officer e TACO, disponibilizam inúmeras peças e estão entre as lojas mais requisitadas pela clientela da alta sociedade. Como afirma a consultora chefe da loja Carmen Stéffans, Raquel Sousa (2017) “A sociedade imperatrizense busca cada vez mais lojas deste seguimento”, explica a empresária marcela Ferreira. Este fato comprova que existem clientes de luxo que consomem estes artigos.
Segundo a empresária e proprietária da loja Carmen Stéffens Maison, Marcela Karen Ferreira Silva, Imperatriz precisava de uma loja que vendesse uma marca reconhecida no país, por esta razão ela trouxe a loja para a cidade. O empreendimento começou em 2010 e hoje já são quatro lojas espalhadas pelos shoppings da cidade. Bolsas, vestidos e sapatos estão entre os itens mais procurados pelos clientes da alta sociedade. A loja Carmen Stéffans, por exemplo, tem em seu rol de produtos, uma bolsa de couro de piton e detalhes de pedrarias que custa R$ 5 mil. Com destaque para os produtos femininos, a loja também possui vários tipos de sapatos com variados preços e o mais caro custa mais que um salário mínimo, chegando a R$ 1 mil. Preço salgado para a maioria da população, mas não para os clientes de luxo. “Algumas peças são exclusivas, por isso as pessoas não se incomodam com o valor”, explica a proprietária.
A Aleatory também é outra opção para os clientes que buscam um diferencial nas suas compras. A loja dispõe de vários looks para as mais diversas ocasiões. Entre as peças mais procuradas está o suéter simples, de linha fina, que chega a custar R$ 400. O preço surpreende já que em uma loja de departamento não chega a R$ 80. Um destaque nesta loja é o kit de tacos de golfe para decoração, que custa aproximadamente R$ 2 mil.“Embora tenha produtos femininos, o forte da marca é o público masculino”, frisa a vendedora Lohana Silva.
A loja Calvin Klein Jeans, conhecida como a queridinha dos clientes. A loja tem produtos unissex, porém, vende mais roupa masculina. Mesmo com preços salgados, como por exemplo, cintos femininos perto dos R$ 400 e gravatas de R$ 300, a loja vende bem. “O imperatrizense tem bom gosto e gosta de gastar com produtos de luxo”, explica o gerente Lucas Ribeiro.
Mais que vestuário
Mas nem só de roupas se compõe uma produção. A joalheria MM Jóias, oferece um arsenal de assessórios unissex que vão de anéis a relógios, alcançando bolsos bem recheados. De acordo com a vendedora Márcia Sousa, 28 anos, nem mesmo a crise financeira do país atrapalha a venda de joias, incluindo as mais caras. “A loja vende bem o ano todo e independente da crise, conta com clientes fiéis da alta sociedade”, destaca. As jóias possuem preços variados. Acessórios simples custam a partir R$ 1,8 mil.
“Não posso reclamar do mercado em Imperatriz, visto que, faturamos bem e crescemos dia após dia, somando hoje, mais de quatro lojas espalhadas na cidade”, destaca a empresária Marcela Karen Ferreira. Segundo ela, os clientes pagam caro, mas são exigentes. E se a produção requer ainda um acessório, nada melhor que uma bolsa. Na loja Arte Passo, por exemplo, é possível encontrar bolsas de marcas renomadas, como SAADDE e Vittor Hugo que custam em média R$ 3 mil. São bolsas que custam acima de três salários mínimos, no entanto, existe uma clientela fiel disposta a pagar por produtos até mais caros, acredite!
Quem são esses clientes de luxo?
De acordo com a dona da loja Maison da Carmen Stéffens, Marcela Karen Ferreira, os consumidores de luxo são pessoas que gostam de exclusividade e acima de tudo, amam estar na moda. De acordo com dados do IBGE, a renda per capita dessa população é de pelo menosR$ 23 mil, que correspondem a 7,3% da população de Imperatriz.
A empresária Iara Ferreira da Silva Costa, de 36 anos, é um exemplo de consumidora de luxo. Cliente assídua das mais luxuosas lojas da cidade, ela está por dentro doque há de novo nesse mercado, e prefere comprar roupas ao invés de alugar, independente do valor. Com seu estilo autodenominado de elegante, a empresária possui um closet com inúmeras peças de dar inveja em muita gente. Entre as variadas peças de roupa, ela possui um kit da Lança Perfume que custou R$ 1,260 mil. Por amar sapatos, possui uma coleção com mais de 30 sapatos nenhum por menos de R$ 590. Como a maioria das mulheres, a empresária é apaixonada por bolsas e pagou quase R$ 2 mil pela sua. “Vale mais a pena comprar roupas do que alugar”, destaca Iara Ferreira da Silva Costa.