Ler fora de casa: Conheça 10 espaços bons para leitura em Imperatriz

Repórter: Janayna Sousa, Renata Lima, Sophia Becker e Saiury Lima.

Fotos: Janayna Sousa, Sophia Becker e Saiury Lima.

 

Ler é um hábito comum e saudável que pode ser livremente realizado em diferentes ambientes. A maioria dos leitores prefere um lugar relativamente calmo, iluminado e confortável para que possa desfrutar da atividade. E em uma cidade tão movimentada quanto Imperatriz, nem sempre é uma missão fácil encontrar esses locais.

Em Imperatriz, quando o assunto é sobre livros, temos a grande influência do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) e a influencer digital Leyanne Oliveira que possui cerca de 26 mil seguidores no Instagram e 110 mil no Pinterest. O Salimp chegou a reunir um público próximo a 120 mil pessoas, e expor cerca 30 mil títulos, sendo comercializados mais de 90 mil livros, antes da pandemia.  A Academia Imperatrizense de letras (AIL) é a responsável pela organização do Salimp, que é a maior feira literária do Maranhão e uma das maiores da região nordeste.  As informações são do portal Correioma.

A Leitura é um entretenimento fácil, que estimula o cérebro e promove a saúde e aprendizado. Ler em casa é comum, mas nem sempre o leitor escolhe abrir o seu livro em sua moradia. As condições da casa e da rotina individual podem ser os responsáveis, ou o fato que, durante a pandemia da covid-19, as pessoas tiveram que passar dois anos em quarentena.  Esta lista apresenta alguns desses locais de Imperatriz do Maranhão, que atendem às necessidades básicas para leitura, espalhados pela cidade.

“A Beira Rio é lugar para mudanças de pensamento e inspirações”, afirma a técnica de enfermagem, Jossandra Lima Sousa, para explicar o porquê de escolher a Beira Rio como um dos locais de leitura em Imperatriz. Os 10 espaços foram selecionados por sugestão popular através de um questionário realizado nas redes sociais (Instagram e Whatsapp), recebendo cerca de 30 respostas. Muitos dos locais escolhidos permitem a tranquilidade pelo acesso à natureza e alguns disponibilizam livros, são fechados e climatizados.

Para garantir a veracidade das sugestões, cada local foi visitado sob avaliação pelos seguintes critérios: Tranquilidade, acesso liberado à comunidade, acesso a livros, banheiros e disponibilidade de comida e água. Os critérios foram estabelecidos considerando os comentários das pessoas que responderam o questionário, e o que o local poderia oferecer para promover conforto.

 

Confira a lista:

 

Biblioteca Pública Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho – A biblioteca é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz. Com o espaço que funciona diariamente das 8 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Os visitantes que assinam seus nomes têm acesso à sala de leitura, mas para pegar livros e levar para fora do prédio é preciso se associar cadastrando sua documentação para fazer uma carteirinha da biblioteca. Frequentada principalmente por estudantes, ela conta com uma variedade de livros sendo eles em maioria: dicionários, livros sobre diversos tópicos de ensino e revistas. Informações retidas no site da prefeitura de Imperatriz no dia 06 de julho de 2022.

O ambiente é calmo? Sim. É calmo, mas com movimento constante.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Sim.

Acesso a banheiros? Sim.

Comida e água? Não tem acesso a comida, mas é permitido levar comida dentro do prédio. Sim, tem água.

 

Endereço: Rua São Domingos, Beira Rio.

Número: (99) 3523-0519

E-mail: bpmosavldof.carvalho@hotmail.com

 

Biblioteca da UFMA – Campus de Imperatriz – Unidade Centro. – A biblioteca pertence a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com um ambiente calmo, silencioso, iluminado e climatizado. Há mesas e cadeiras confortáveis, a biblioteca é frequentada principalmente por estudantes que desejam desfrutar do ambiente para fazer trabalhos, pesquisar ou ler. A biblioteca fica aberta à comunidade para consulta dentro do local, mas o empréstimo é apenas para quem tem vínculo com a universidade. O horário de funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 horas às  12 horas, pela manhã e das 13 horas às 18 horas, pela tarde. Somente pessoas vinculadas à instituição têm acesso ao Wifi. Não é permitido o uso de celular.

Exif_JPEG_420

O ambiente é calmo? Sim.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Sim.

Acesso a banheiros? Sim.

Comida e água? Não tem comida, é proibido comer dentro da biblioteca. Água nos bebedouros dentro da faculdade.

 

Endereço: Rua Urbano Santos, S/N – Centro, Imperatriz – MA, 65900-000 Número: (99) 3529 -6015.

Contato:

E-mail; biblioteca.CCSST@ufma.br

 

Tocantins Shopping – Com um ambiente climatizado e fluxo razoável de pessoas, o Shopping tornou-se uma opção no âmbito da leitura. Tem acesso livre ao espaço, bancos e banheiros. O local tem bebedouro, praça de alimentação e sons ambientes. O Shopping funciona de segunda-feira a domingo. De segunda-feira a sábado das 10 horas às 22 horas, e aos domingos e feriados das  12 horas às 23 horas. O pico de movimento ocorre geralmente a partir das 18 horas.

O ambiente é calmo? Não, o ambiente é movimentado, principalmente nos horários de pico.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Sim, livros na livraria.

Acesso a banheiros? Sim.

Comida e água? Sim.

Endereço: Rua Piauí, número 580 – Centro, Imperatriz – MA, 65901-610

 

Praça da Bíblia – Considerada um cartão postal, ela foi planejada no governo do então prefeito Carlos Amorim na década de 1970. O nome inicial da Praça da Bíblia era “Praça Imigrantes”, em referência direta ao fluxo de pessoas que chegavam à cidade vindas de vários estados do país. O local é um dos principais pontos de lazer do bairro Bacuri, em uma das regiões mais populosas da cidade. Foi reformada em 2018 e tem seu pico de movimento começa às 17:30h  As informações do texto são do site da prefeitura de Imperatriz e site “voz do bico”.

O ambiente é calmo? Sim. Ambiente calmo, em especial pela tarde. Espaço arborizado, com sombra nos bancos e mesas.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Não.

Acesso a banheiros? Não há banheiro público.

Comida e água? Sim. Há locais para compra de comida e bebida próximo.

 

Endereço: Rua Leôncio Píres Dourado, 1052-1100 – Bacuri, Imperatriz – MA, 65901-020

 

 

 

 

 

Beira Rio – A Avenida João de Deus, conhecida popularmente como Beira-Rio, é um local de lazer ao ar livre para a comunidade. Às margens do Tocantins, a Beira Rio é ponto de encontro para turistas e imperatrizenses. Criada em 1994 é um local que recebe muitas atrações culturais. Pessoas de diversas idades são atraídas para a orla, principalmente aos finais de semana. O pico da movimentação começa às 17 horas. Informações do texto proporcionadas pelo site “Portais UFMA”.

O ambiente é calmo? Sim. Espaço amplo e calmo pela tarde. Um local público com estabelecimentos privados ao redor.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Não.

Acesso a banheiros? Sim, público e nos pontos de venda de comida.

Comida e água? Sim, comida e bebida pagos.

Endereço: Avenida Beira Rio.

Praça Mary de Pinho – Fundada em julho de 2015, a praça é um ambiente ao ar livre e iluminado, com pouca área coberta. Tem grama, flores e plantas, mas não conta com a presença de muitas árvores. A praça conta com espaço para estacionar carros, lixeiras e bancos de madeira com encosto que estão distribuídos por todo o ambiente, e há parquinho para crianças brincarem. Possui Wifi aberto da prefeitura.

Exif_JPEG_420

O ambiente é calmo? Sim, com sons ambiente.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Não.

Acesso a banheiros? Não.

Comida e água? Sim. Há locais para compra de comida e bebida próximo.

 

Endereço: Avenida Santa Teresa com a rua Simplício Moreira a rua Y, a praça fica ao lado da UPA.

 

Villa Gelato e Café – Fundado em 2017, é um ambiente agradável e calmo, com boa iluminação e muitas mesas e cadeiras, tanto na área externa quanto interna. O estabelecimento tem uma diversidade de sabores e opções de comida e bebida. Não é obrigatório o consumo de nenhum item para sentar em uma das mesas e ler ou estudar, tem banheiro gratuito. As bebidas e pratos do cardápio são pagos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13:30h às 22:30h, nos dias úteis. No fim de semana é das 13 horas às 23 horas.

 

O ambiente é calmo? Sim.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Não.

Acesso a banheiros? Sim.

Comida e água? Sim, pagos.

 

Endereço: Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, número 955 – Centro, Imperatriz – MA, 65910-010 próximo a Unimed.

Contatos:

Número; (99) 82452416.

E-mail; villagelatocafe@hotmail.com

 

Praça João Bispo – Conhecida como “Praça do Rotary” é uma praça arborizada, com muita sombra e tranquilidade. O ambiente é calmo, com sons ambiente. Tem bancos de madeira com encosto e é bastante arejado e fresco. Localizado próximo ao mercado municipal Bom Jesus e próximo a lanches e mercadinho. Reformado em dezembro de 2019.

Exif_JPEG_420

O ambiente é calmo? Sim.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Não.

Acesso a banheiros? Não.

Comida e água? Sim. Há locais para compra de comida e bebida próximo.

 

Endereço: Rua XV de Novembro, Região Beira Rio.

 

Academia Imperatrizense de Letras (AIL) – Fundada em 1991, é um dos prédios mais antigos de Imperatriz. Espaço livre ao público, com horário de funcionamento das 14 horas às 17 horas. Tem uma biblioteca de acervo variado que contém muitas edições do jornal o progresso. Ótimo local para estudo, com salas disponíveis. Os livros podem ser lidos no local, mas não podem ser retirados e o espaço já foi usado para ensaios fotográficos e cenário de filme. As informações foram disponibilizadas pelo Coordenador da Comissão de Comunicação da AIL, Domingos Cezar.

Exif_JPEG_420

O ambiente é calmo? Sim.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Sim.

Acesso a banheiros? Sim.

Comida e água? Não.

 

Endereço: Rua Urbano Santos, entre a Coronel Manoel Bandeira e Frei Manoel Procópio, ao lado do Centro de artesanato e em frente à Praça da Cultura.

 

Nina Pâtisserie – O estabelecimento tem decoração fofa e romântica. É iluminado, coberto e climatizado, com poltronas e bancos confortáveis. Vende salgados, café, bebidas, doces e bolos. É preciso consumir o produto para permanecer no local e tem Wi-Fi privado para os clientes. Abre de domingo a domingo, das 10 horas às 21 horas, inclusive nos feriados, mas no último domingo do mês é fechado.

Exif_JPEG_420

O ambiente é calmo? Sim.

Tem acesso livre? Sim.

Tem livros nele? Não.

Acesso a banheiros? Sim.

Comida e água? Sim, pagos.

 

Endereço: Rua Godofredo Viana, entre as ruas Barão do Rio Branco e Rui Barbosa.

Contato:

Número; +55 99 8462-9479

Instagram; @ninapatisserieitz