INSS implementa serviço de atendimento online para diminuir superlotação, mas filas continuam

Texto e fotos de Tha

Pelo menos 50 pessoas ficam nas filas, apesar de atendimento agendado

lys Oliveira

 Apesar dos serviços online ofertados pelo site Meu INSS e do agendamento via telefone por meio do número 135, a superlotação nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Imperatriz parecem não diminuir: Por dia pelo menos 50 pessoas ficam na fila apesar do já terem feito agendamento pelo telefone. E para conseguir agendar por ligação também há grande

Serviço online e por telefone não impedem filas

dificuldade para os beneficiários que muitas vezes reclamam de o serviço estar fora do ar.

A trabalhadora Amandha Moreira, que acompanhava sua mãe em uma perícia médica de revisão, se diz triste com a atual situação em que as pessoas se encontram. “A gente agendou a perícia médica no final de junho e ficou marcada pro dia 18 de setembro meio-dia, chegamos na agência por volta das 11h50 e quando saímos já era umas 16 horas”, contou a filha da beneficiária.

Para suprir parte da demanda, a Gerência Executiva do INSS de Imperatriz, disponibilizou atendimento na unidade do Viva Cidadão, localizado no Imperial shopping, no entanto, devido a quantidade do público que não se limita aos residentes locais, mas também a beneficiários de cidades circunvizinhas, a agência continua sofrendo com superlotação. De acordo com dados o órgão, são feitos mais de 300 atendimento por dia.

Denízia Faria, gerente executiva do órgão, aponta o quadro insuficiente de servidores como mais um dos motivos para o problema do atendimento. Atualmente a agência conta com cerca de 50 servidores e para suprir a demanda seria necessário o dobro, porém com a estrutura do prédio seria inviável um quadro tão grande de servidores, e por isso a necessidade de uma nova agência na cidade.

“Para diminuir a demanda que existe hoje em Imperatriz seria necessário a construção de mais uma agência aqui na cidade, porque além da população de Imperatriz ainda atendemos outros municípios. E também mais concursos, porque o quadro de servidores hoje é insuficiente. Mas estamos muito animados com o INSS Digital, uma vez que dentro de pouco tempo os segurados não precisarão ir mais com tanta frequência até uma agência do INSS”, comenta a gerente.

O último concurso do INSS realizado em 2016 para o provimento de vagas para analista social e técnico do seguro social disponibilizou apenas 14 vagas para gerência executiva de Imperatriz, desse total, 2 vagas foram destinadas para analista, e as demais para técnico. No entanto, vale ressaltar que nenhuma dessas vagas foram destinadas para única agência disponível na cidade de Imperatriz, mas sim para outras APS (Agência da Previdência Social) do estado que são de responsabilidade da gerência executiva de Imperatriz.