Créditos: Aline Xavier, Daiane da Conceição, Dayana Batista, Júlio Cezar C. Nascimento, Jacqueline Nascimento e Samuel de Jesus.
Pauteiros:Júlio Cezar da Conceição Nascimentoe Paulo Rayan Nascimento Ferraz.
Fotos: Daiane da Conceição Silva e Julio Cezar da Conceição Nascimento
O aeroporto de Imperatriz, Prefeito Renato Cortez Moreira, nos últimos anos tem recebido novos voos com destinos diretos e outros com conexões, aumentando a procura por viagens pela população local e de cidades circunvizinhas.
Segundo o consultor de vendas de pacotes de turismo Sidney Martins, atualmente são operados semanalmente de segunda à sexta-feira quatro voos, um para Brasília e um para São Paulo operados pela Latam, um voo para a capital maranhense São Luís e outro para Belém do Pará, administrados pela Azul, aos domingos as duas escalas são prestadas pelas companhias Latam e Azul exclusivamente com destino final à Belém-PA.
Na alta temporada, que são nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro, junho e julho, por conta de férias escolares, trabalhistas e recessos, a companhia aérea Azul colocou à disposição da população um voo direto para Campinas, cidade situada no interior do estado de São Paulo. A novidade é que nesse mês de janeiro, a cidade terá um voo experimental que será ofertado pela Azul com destino à Belo Horizonte- MG, de segunda-feira a domingo com horários de embarques geralmente as 03h35minutos, 12 horas, 14h50 e 16 horas, entre outros que ainda estão sendo programados pela companhia. “Será feita uma análise da procura por este destino, tal planejamento sempre é realizado pelas empresas aéreas, para que seja feita a análiseda necessidade do voo para a cidade de Imperatriz, dependendo do fluxo ademanda de passageiros”, relata Martins.
Em 2021 foram ofertados dois novos voos para a cidade e um com previsão para todo o mês de janeiro de 2022, somando três novos voos para atender a necessidade dos usuários. Os horários de embarque e desembarque da companhia Azul são entre 12horas às 16 horas e da Latam das 9 horas às 17 horas. Em 2020 o número de passageiros totalizou-se em 82.323, já de janeiro de 2021 até meados do mês de outubro, subiu para 102.637 passageiros, um aumento de 24,68% em relação a 2020. O total de decolagens em 2020 foi de 784 e em de janeiro de 2021 a outubro foi de 906 decolagens, aumento de 15,56% com relação ao ano anterior.
O aeroporto faz parte do conjunto de empreendimentos como portos e aeroportos que no ano de 2021 foram privatizados através de leilões, dando concessão à iniciativa privada por 30 anos. O aeroporto de Imperatriz fará parte desse novo sistema de gerenciamento a partir de março de 2022, as privatizações fazem parte do planejamento estratégico promovido pela pasta econômica do governo federal.
A CCR (Empresa Brasileira de Concessão de Infraestrutura, Transportes e Serviços), é a empresa ganhadora do leilão, que tratou das negociações da privatização para administrar o equipamento pelos próximos 30 anos, a partir de março de 2022, com mão de obra própria para serviços em Imperatriz.

Martins, conta ainda que os impactos na economia local “são diversos”, mas por conta de não termos uma Secretaria Municipal de Turismo e uma iniciativa mais elaborada para cidade nesse ramo, fica extremamente difícil obter mais dados e enfatiza que “nos negócios relacionados à cadeia do turismo houve um aumento gigante na receita municipal da cidade”, não sabendo informar de fato o número e as porcentagens exatas.
“Os impactos que são mais percebidos no meio econômico de nossa cidade são voltados para as empresas aéreas, agências de viagens, setor de hotelaria, restaurantes, comércio, transportes e eventos (shows, exposições, agendas políticas e empresariais por conta da fábrica Suzano Papel e Celulose e demais empresas). Estão ligados à questão do turismo, pois de forma macro todos os negócios de nossa cidade giram em torno do transporte aéreo, por ser ágil e acessível. Por se tratar da segunda cidade maior do estado do Maranhão e ser porta de entrada e acesso ao turismo sul maranhense”, explicou o consultor de vendas de pacotes de viagens Sidney, graduado em Turismo e Hotelaria e tem facilidade em entender o setor de turismo e negócios.
Segundo dados obtidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz–SEDEC, em comparativo a 2018 entre os anos de 2020 e 2021, houve uma queda na procura de voos, devido à pandemia de COVID-19, que passou de 142.114 para 102.637 viajantes, impactando no número de decolagens que foi de 1.220 para somente 906 até o momento, pois os dados deste ano cedidos pela secretaria foram contabilizados até o mês de outubro de 2021.
Conforme o passageiro Carlos Eduardo Santos de Oliveira, que utiliza os serviços prestados no aeroporto, foram esclarecidas questões em relação a voos diretos ou com escalas, preços da alimentação, e viagens feitas por ele. Oliveira viaja a trabalho desde 2018, sempre com a Azul, utiliza sempre voos escalados em Santarém-PA, Belém-PA e Manaus-AM até seu destino, Boa Vista-RR. “As vezes não temos opções de voos diretos, aí eu pego sempre com escala, em relação a alimentação eu como passageiro acho os preços dos alimentos altíssimos e deveriam passar por um reajuste”, diz Carlos Eduardo.
Os novos voos podem ser acessados nas companhias aéreas, através dos sites oficiais de vendas de passagens e cargas, no aeroporto local da cidade e nas agências de viagens de turismo e empresas de pacotes de turismo, autorizadas conforme as companhias. O Aeroporto de Imperatriz tem seu horário de funcionamento conforme a operação das duas únicas empresas que oferecem serviços aéreos até o momento na cidade, durante o dia a Azul fica disponível para atendimento das 12 horas às 16horas e a Latam das 9 horas às 17 horas, podendo haver variação de horários, dependendo do sistema operacional de cada companhia a nívelnacional.
Já os horários pela madrugada, ocorrem de acordo com as escalas de voos, mas para o atendimento sempre abre 3 horas antes de cada voo, encerrando o atendimento após a partida das aeronaves, “Isso se deve por ter alguns voos que operam pela madrugada, esses horários podem variar dependendo da companhia e do clima”, enfatiza Rosângela uma encarregada da Infraero.