É direito seu! Saiba como colocar DIU pelo SUS em Imperatriz

Repórter: Brenda Caroline

Fotos: Brenda Caroline

 

O Dispositivo Intrauterino, conhecido popularmente como DIU, é um dos métodos contraceptivos mais eficientes do mercado, com 99% de eficácia comprovada e com até 10 anos de durabilidade. Além disso, por se tratar de um método não-hormonal, o DIU de cobre conta com a vantagem de provocar menos efeitos colaterais que os anticoncepcionais mais comuns como a pílula. No Brasil, ele faz parte da política de planejamento familiar e está disponível na rede pública, mas ainda há uma baixa adesão ao serviço.

De acordo com a administradora da Divisão da Mulher do Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz, Quelita Sales, o motivo da baixa procura é a falta de informações a respeito de como funciona o DIU. Muitas mulheres se sentem inseguras por achar este um método mais invasivo e doloroso, entretanto Quelita explica que a colocação se dá de forma muito semelhante ao procedimento de transvaginal – exame preventivo comum às mulheres com útero que possuem vida sexual ativa – e nem mesmo necessita de anestesia na aplicação.

A administradora também esclarece outros mitos relacionados à aplicação do DIU pelo SUS e afirma que não é necessário ser casada ou já ter tido filhos para realizar o procedimento. “Não existe uma idade mínima, nem nenhum pré-requisito. Após o início da vida sexual já pode colocar. Se for menor de idade precisa também da aprovação do responsável”, ressalta.

Com base nos registros dos hospitais públicos de 2018, no Brasil apenas 2% das mulheres utilizam o DIU. Embora o Ministério da Saúde tenha divulgado que planejava aumentar este índice para 10% até 2020, até o fim da reportagem os dados não haviam sido atualizados.

É importante tornar outros métodos contraceptivos tão acessíveis quanto às pílulas hormonais para que a escolha da mulher seja ampla e esclarecida em relação ao que funciona melhor para seu corpo e estilo de vida. A seguir, separamos tudo o que precisa saber para usufruir desse direito em Imperatriz.

Passo a passo para colocar o DIU pelo SUS

 

  1. Primeiro dirija-se ao Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), localizado no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz, no período da manhã de segunda a sexta-feira com seus documentos pessoais e cartão do SUS;
  2. Ao chegar lá, você será encaminhada para uma assistente social para conversar sobre questões relacionadas a planejamento familiar e controle de natalidade;
  3. Em seguida deverá fazer uma consulta com ginecologista;
  4. Na consulta será solicitado os exames de transvaginal e preventivo, que são feitos no mesmo dia;
  1. Lembre-se, é necessário estar menstruada no dia da consulta;
  2. Caso esteja tudo certo com sua saúde uterina já pode colocar o DIU no mesmo dia;
  3. O procedimento é rápido, simples e não leva anestesia. Caso você seja mais sensível para dor é recomendável que leve um acompanhante;
  4. Pronto! Agora é só não esquecer de retornar a cada seis meses para fazer uma avaliação e garantir que está tudo certo com seu DIU.

 

 

Serviço:

O Centro de Especialidades Médicas fica localizado na rua Doutor Itamar Guará, entre as ruas Sergipe e Bahia, no bairro Três Poderes

Leia Também