Digital Influencer: o passatempo que virou profissão

Influenciadores imperatrizenses falam como é trabalhar no ramo que vem despertando a atenção no marketing

Bárbara Brasil e Nemuel Kesley (Imagem: Redes Sociais/Instagram)

Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, o mercado de digital influencers vem crescendo cada vez mais, seguindo uma tendência nacional de popularização da profissão. Com a capacidade de engajar marcas, mudar opiniões e comportamentos, os influenciadores se tornaram um fenômeno na internet e na publicidade.

De acordo com um estudo realizado pela Nielsen, o Brasil tem 500.000 digital influencers com mais de 10 mil seguidores. Em outro levantamento, dados da Statista e HootSuite mostram que 43% da população brasileira já realizou uma compra por indicação de um influenciador digital, taxa significativamente maior que em outras nações, como 17% no caso dos Estados Unidos.

Jovens influenciadores

Com 18 anos de idade, Bárbara Brasil (@barbarabsil) conta que iniciou nesse ramo como hobby, por gostar de estar na frente das câmeras e se divertir com isso. “Não vejo como uma obrigação e sim como diversão e prazer de conversar com aqueles que me acompanham”, explica a influenciadora que dá dicas de moda, visita restaurantes e compartilha o dia a dia com os seus 28,5 mil seguidores no Instagram.

Além do trabalho de influencer, Bárbara é proprietária de uma loja de roupas femininas e também usa o perfil pessoal como estratégia de divulgação da própria marca. A influenciadora e empresária conta que Imperatriz ainda não tem tantas oportunidades para quem deseja viver apenas da renda de influencer, mas acredita que com o crescimento econômico da cidade as coisas podem melhorar.

Perfil de Bárbara Brasil na rede social Instagram (Imagem: captura de tela)

O imperatrizense Nemuel Kesley (@nemuelkesey), 22 anos, é influenciador desde o ano de 2020 e já acumula 23,3 mil seguidores no Instagram. Nemuel conta que fazia paródias e compartilhava na rede social, até que a brincadeira acabou chamando a atenção de um amigo empresário: “o cara gostou muito do meu trabalho e me chamou para comer na hamburgueria dele e divulgar, foi aí que eu comecei a entender o que é ser um digital influencer”.

No ano seguinte, as demandas aumentaram, surgiram propostas de grandes empresas e Nemuel procurou se profissionalizar. Atualmente, o influenciador conta com equipe de assessoria, além de uma agência de marketing e um contador. “Foi bem complicado pra minha mente, porque eu usava as redes como hobby, gravava vídeos quando queria… mas hoje nós temos um contrato assertivo, dia certo de visita e postagens”, explica.

Perfil do influenciador Nemuel Kesley no Instagram (Imagem: captura de tela)
Nuances e pressões

Para os dois influencers, começar de fato na profissão traz grandes responsabilidades e algumas pressões. Ao se tornar um influenciador com notoriedade, é preciso lidar com os haters, que são pessoas que praticam uma espécie de bullying virtual. Bárbara diz que recebeu críticas e, por conta disso, passou por momentos instáveis na vida. “Na época da escola, isso me abalava muito, muito mesmo! Mas hoje não tenho problemas, sei relevar bem!”, confessa a jovem influenciadora.

Entre as nuances da profissão, existe também a responsabilidade que se assume por cada publi, já que o influenciador cria uma autoridade com o público. O digital influencer Nemuel Kesley defende que a divulgação do produto seja honesta: “a experiência que eu tenho é a que as pessoas querem ter, a gente não pode iludir o cliente, tem muitas coisas que eu não acredito e eu não divulgo, porque eu não consumo”, disse.

Marketing de influência

O gestor e professor de Marketing James Pimentel, pontua que contratar um influenciador digital para um comercial, publi ou campanha publicitária, facilita a entrega da promoção que a empresa está fazendo. “Os influenciadores têm essa identificação com o público, então quando eles oferecem um produto é mais fácil receberem a informação, do que se a própria empresa estivesse falando”, explica o gestor de marketing.

De acordo com Camila Marinho, mestra em Comunicação na Universidade Federal do Maranhão, o segredo do engajamento está nas postagens de cunho pessoal. Camila explica que, através da sua dissertação de mestrado sobre influencers da região tocantina, descobriu que o que mais engaja os seguidores são publicações de bastidores e vida pessoal.

Segundo o mapeamento da pesquisa, alguns influenciadores entendem essa lógica e intercalam os ‘publiposts’ com postagens de cunho pessoal, possivelmente para obter mais visualizações, curtidas e comentários.