Corridinhas com ‘taxa extra’: População se revolta com cobranças a mais do que o valor normal

Usuários reclamam que motoristas de aplicativos estão cobrando mais do que a tarifa normal, o que gera preocupações sobre transparência e preços justos.

As reclamações são muitas, mas o motivo é um só: a tarifa cobrada a mais pelos motoristas de aplicativo. “Unbora fechar nos 20 reais, se isso for de seu consentimento, carro limpinho, ar condicionado no 12 kk”, foi uma das mensagens enviadas por um motorista parceiro do aplicativo 99 a Juliana Sousa uma passageira que utiliza o serviço com frequência, e se diz revoltada com a situação. Ela afirma que entende que os aplicativos como Uber e 99 deveriam ter preços mais acessíveis para pessoas que precisam de um transporte rápido, prático e barato. “Geralmente minhas corridas dão 7,50 e daí eles cobram 15 ou até 20”, relata a passageira.

Outra passageira registrou em um print a cobrança de um alto valor e a má resposta vinda de um motorista. No print registrado, o motorista diz: “Ninguém trabalha preço de aplicativo hoje. Ou você quer andar na virada do ano por 10 reais no carro alheio? Você é muito especial, né?!”

As denúncias partem da cidade de Imperatriz. Um dos aplicativos passou a operar na cidade em 2017, prometendo trazer facilidade ao consumidor, mas ultimamente tem causado muita dor de cabeça aos passageiros.

Entrevista com um motorista

Em busca de um motorista disposto a dar uma entrevista, encontramos João Silva, ao ser questionado sobre a situação, ele afirmou nunca ter cobrado a mais por suas corridas, apesar de muitas delas não compensarem.

            “Eu não sou contra o motorista pedir um pouco a mais, apesar de eu não fazer isso, mas sou contra querer explorar na hora de pedir a mais. Esse que é o problema. Por exemplo, corrida deu 7,50 e o motorista pediu pra fechar nos 10, eu não vejo nada demais. É muito justo, visto que moto táxi cobra 10 em qualquer corridinha e só leva uma pessoa na moto”, afirmou Silva.

Grupo secreto de motoristas

Segundo informações fornecidas por passageiros, existe um grupo secreto de WhatsApp no qual é formado por motoristas parceiros. Quando questionado sobre a existência do suposto grupo a fonte informou que existe, mas que não participa, utilizando o termo “Ovelha Desgarrada” para se diferenciar dos demais. O motorista possui uma avaliação de 4,96, sendo que 98% de suas corridas foram cinco estrelas. Ele também possui mais de 10 mil corridas realizadas, iniciando como motorista de aplicativo em 2021.

A matéria foi produzida utilizando nomes fictícios porque as fontes preferiram não se identificar. Baseou-se em várias denúncias feitas por passageiros que usam o serviço, os quais descrevem a situação como insuportável.

 A equipe do Imperatriz Notícias tentou contato através de e-mail com duas das empresas responsáveis citadas na matéria, mas não obteve respostas.