Imperatriz registra mais de oito mil infrações de trânsito nos cinco primeiros meses do ano

Imperatriz, segunda maior cidade do estado do Maranhão, possui 152.276 veículos registrados que transitam todos os dias nas ruas da cidade. Os automóveis variam entre carros, motocicletas, motonetas, entre outros. Devido o grande fluxo, o trânsito está cada vez mais caótico, somente nos cinco primeiros meses deste ano, 8.943 infrações já foram registradas no município segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O órgão aponta ainda que em todo o estado a rota de veículos chega a 1.725.777, e apresenta um número de irregularidades no trânsito de, 98.499 apenas no início deste ano.

Estacionar em fila dupla, deixar de usar o sinto de segurança, estacionar em local ou em horário proibido, devidamente sinalizado, dirigir o veículo usando calçado que não se firme aos pés comprometendo o uso dos pedais, estacionar em vaga de carga e descarga e avançar o sinal vermelho do semáforo, são uma das infrações mais cometidas pelos motoristas imperatrizenses, de acordo com o Detran.

Mais de mil infrações por estacionar em fila dupla são cometidas em Imperatriz, aponta Detran (Foto: Jornal Pequeno)

Além das irregularidades cometidas pelos motoristas que desviam das leis de trânsito, o índice de acidentes em Imperatriz também ganha destaque. Segundo um balanço divulgado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nos quatro primeiros meses deste ano, 756 acidentes foram registrados.

Para tentar diminuir estes números, o governo do estado do Maranhão, por meio do Detran, realizou durante todo o mês passado a campanha, Maio Amarelo, que teve por tema “No trânsito, o sentido é a vida”, promovendo segurança e cidadania ao conscientizar a população sobre o comportamento positivo de condutores, passageiros e pedestres para evitar acidentes de trânsito. Em quase todo o estado foram realizadas 1.078 ações educativas.

Secretaria Municipal de Transito e Transportes aderiu a campanha Maio Amarelo e realizou ações educativas na cidade (Foto: Prefeitura de Imperatriz)

Em Imperatriz a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realizou a ação em parceria com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de conscientizar e educar os motoristas e pedestres para construir um trânsito mais seguro em toda a cidade. A campanha também trouxe consigo um vídeo com o subtema “Me Ouça”, tendo a participação de crianças que fazem alertas aos familiares sobre os riscos de dirigir praticando comportamentos delituosos, como falar ao celular.

Veja o vídeo:

 

Mesmo com todos os projetos, ações, palestras e até mesmo blitz educativas que são promovidas pelos órgãos públicos da cidade, o número de acidentes e infrações continua crescendo. A falta de respeito, paciência e consciência no trânsito marcam a vida e a vivência dos motoristas imperatrizenses. As vítimas dos acidentes crescem cada dia, e o número alarmante de descumprimento das leis, mostra que os motoristas ainda não aprenderam a dirigir.