Mulheres ocupam 28% das vagas para deputados estaduais

Por Rodrigo Araújo

Eleições de 2022 elegem a maior bancada feminina nos últimos 08 anos, ao todo serão 12 mulheres na próxima legislatura (2023-2026) – o que representa 28,57% das cadeiras. Hoje as mulheres só ocupam 08 das 42 cadeiras do parlamento. Entre as eleitas, 08 ocuparão as cadeiras de deputada estadual pela primeira vez.

 

Com essa nova formulação da bancada feminina da ALEMA é diversa em pautas ideológicas e partidárias, a bancada se divide em meio a meio em partidos que compõem a esquerda e direita política.

 

Camila Cruz, eleitora da cidade de Imperatriz acredita que mais mulheres no poder devem lutar por pautas para as mulheres, já que são maioria da população e que sejam criadas cada vez mais políticas públicas em benefícios das mulheres. e que o respeito pela divergência de pensamentos precisa existir na bancada e a luta mais importante deve ser o fim da violência contra mulher. “ Não dá mais pra tolerar que mulheres sejam violentadas todos os dias” , disse.

 

Veja quem são as deputadas estaduais que ocuparão as cadeiras:

Iracema vale(PSB), Fabiana Vilar(PL), Solange Almeida(PL), Mical Damasceno(PSD), Dra Viviane(PDT), Andreia Rezende(PSB), Abigail(PL), Daniella (PSB) Edna Silva(Patriota) Janaina Ramos(Republicanos) Claúdia Coutinho(PDT) e Ana do Gás(PCdoB).