Férias sem sedentarismo: Educador sugere atividades para se exercitar neste final de ano

Por: Ana Maria Nascimento

Se exercitar nestas férias é uma ótima opção para quem deseja evitar o sedentarismo (Créditos: Moocqueca)

O final de ano está se aproximando e é comum que a motivação para praticar exercícios físicos diminua com a correria das festas.

Para o estudante Nicolas Campos, estas férias serão para o lazer, mas também para retomar a rotina de exercícios que foi interrompida por causa do período letivo. Ele afirma que “as férias são ótimas para descansar, mas sem nenhum tipo de atividade, pode tornar o retorno às atividades ainda mais difícil e vai causar uma improdutividade”.

Para ajudar a manter o ritmo durante esse período, o professor de educação física e coordenador de eventos esportivos, Aluísio Júnior, dá algumas sugestões de atividades físicas que podem ser feitas no tempo livre.

Para pessoas que buscam fazer exercícios isolados, as dicas do professor são:

1. Caminhada ao ar livre: É uma atividade leve, ideal para quem busca algo de baixo impacto, mas que ainda traz grandes benefícios para a saúde corporal. Pode ser adaptada para níveis leves a moderados, dependendo do ritmo e da distância.

2. Ciclismo (Pedalada): Ótimo para melhorar a resistência cardiovascular, tonificar as pernas e melhorar a saúde em geral. Pode ser moderada, dependendo do trajeto escolhido e do tempo de atividade.

3. Natação: Excelente para o corpo, pois trabalha todos os grupos musculares e melhora a resistência. Pode ser ajustada conforme o nível da pessoa, desde natação mais leve até treinos intensos.

4. Yoga e Pilates: Para quem busca atividades menos intensas, o yoga e o pilates são excelentes para o fortalecimento muscular, melhora da flexibilidade e do equilíbrio, além de promover o bem-estar mental.

Uma excelente opção para praticar exercícios é reunir amigos e pessoas conhecidas. Além de aumentar a motivação, a prática em grupo torna a atividade física mais agradável e estimulante. Dentre as atividades, o professor Aluísio destaca: 

1. Dança e zumba: São ótimas opções para quem gosta de se movimentar de forma divertida e social, além de ajudar a melhorar o condicionamento físico e a flexibilidade.

2. Corridas em grupo: Participar de corridas com amigos pode aumentar a motivação e criar um ambiente de apoio mútuo.

3. Hidroginástica: Além de beneficiar a parte cardiorrespiratória, promove um bom desenvolvimento social.

4. Beach Tennis, Vôlei de Dupla e Futebol: Essas atividades são ótimas para quem gosta de se divertir ao ar livre e ainda proporciona um bom treino físico, sendo ideais para as férias e confraternizações com amigos.

Gostou das dicas? Aproveita e confere mais da temática no Imperatriz Notícias.

Qualidade de vida: benefícios dos exercícios ao ar livre

Atividade física em locais públicos

Atividade física e entretenimento ajudam na saúde dos idosos