Cantores e compositores maranhenses, como Cruz Gago, são homenageados durante a premiação dos vencedores da 15° edição do XIV Festival de Música de Imperatriz.
Por Iago Sousa
28 de outubro de 2025

Diversos artistas da música maranhense, como o cantor e compositor, Cruz Gago, autor de “Tentei te esquecer”, canção que se tornou sucesso nacional na voz de várias duplas de sertanejo, como Matogrosso e Mathias, e César Menotti e Fabiano, foram homenageados durante a premiação dos vencedores da competição musical que ocorreu no último domingo (26), durante a noite de encerramento do XIV Festival de Música de Imperatriz (FMI), evento criado, há 14 anos, por Zeca Tocantins e Neném Bragança, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro, na praça da Bíblia, no bairro Bacuri.
“Tentei te esquecer, não deu
Pensei que fosse mais forte que esse amor
Ó, minha paixão, sou teu
Por mais que eu queira disfarçar como estou
O meu coração se nega aceitar
Passa o tempo, eu não esqueço de te amar”Trecho de “Tentei te esquecer”, música de Cruz Gago.
Zeca Tocantins, organizador do evento e autor de músicas como, Mestiço e Mapará, diz que o FMI foi criado como forma de estimular as composições autorais e incentivar os artistas locais a apresentarem suas obras para a população. No total, 24 músicas foram apresentadas durante os três dias do festival.
“Eu e Neném Bragança, há 14 anos, criamos este festival porque a música autoral precisa de ouvidos. Ela é diferente. Ela não é mais do que outra coisa não, mas ela é diferente. Então a gente precisa de um festival para que o júri analise, para que as pessoas escutem. E a gente também vai ter uma vivência. Não estamos em muitos festivais pelo Brasil, mas estamos pelo Brasil inteiro. Então, o festival tem uma característica muito legal, de estimular o compositor a fazer a sua música”, explica Zeca Tocantins.
Além das músicas tocadas durante a competição, a programação do festival contou, também, com a apresentação de várias bandas e cantores de Imperatriz. O primeiro dia ficou por conta das bandas Samba de Siá e Milenial. O segundo dia teve show das bandas Madame Lulu e ADL. A cantora Glória Amorim e a banda Guetos foram as atrações da noite de encerramento.
Para Lena Garcia, integrante da banda Samba de Siá, o festival é uma fonte de cultura e integração entre cantores de diferentes regiões do Brasil. Ela conta que já participou da competição duas vezes como concorrente. “Ganhei duas vezes, as duas vezes que eu concorri. E hoje, participo só como atração. É uma alegria muito grande saber que esse festival ainda acontece na cidade”.
A Banda ADL volta aos palcos, após 24 anos de pausa na carreira, como uma das atrações principais da programação da segunda noite do FMI. O vocalista do grupo, Chico Martan, foi um dos concorrentes na eliminatória municipal, interpretando a música de sua própria autoria “Palavras”. Ele conta que já participou de outros festivais como o FMI. “Já fiz isso antes em um outro festival que era tradicional na cidade, o Faber. A banda ADL foi a banda base do Faber”.

A cantora Glória Amorim, 29 anos, filha de Cruz Gago, que morreu em 2021, vítima de Covid, abriu a programação da última noite do festival e aproveitou a oportunidade para convidar os finalistas da competição ao palco para cantar a música “Tentei te esquecer” em homenagem ao pai.
“Quando eu canto as canções dele, lembro de tudo que a gente viveu”
Glória Amorim.

As próximas edições do FMI não serão mais realizadas em Imperatriz. A partir do ano que vem, outras cidades da região, como João Lisboa, Senador La Rocque e Porto Franco, sediarão o evento. “Imperatriz enfraqueceu demais culturalmente. Vou fazer em outro lugar, em outra cidade. Com certeza vai ter uma resposta que vai ser bem melhor, muito mais positiva. Infelizmente é assim”, explica Zeca Tocantins.
Etapas e premiação
A competição é dividida em três etapas, duas eliminatórias, das quais uma é municipal, para composições locais, e a outra é nacional, para obras de várias regiões do Brasil, e uma fase final. No total, foram inscritas quase 200 músicas, das quais, apenas 24 foram escolhidas para concorrer no festival, sendo 12 de representantes de Imperatriz e 12 de compositores de todo o país. Em cada etapa eliminatória são selecionadas seis músicas para a fase final.
A premiação é dividida em duas categorias, a municipal, exclusiva para as composições locais, que premia as três músicas mais bem avaliadas, e a nacional (geral), que contempla as três melhores obras nacionais, a melhor letra e a canção favorita do público. O valor total entregue em prêmios é de R$ 23.500. Além do dinheiro, os vencedores recebem troféus com nomes de cantores e compositores maranhenses, como Cruz Gago, como uma homenagem.
Uma comissão de jurados convidados avalia as músicas e seleciona as três melhores em cada uma das categorias, municipal e nacional. A premiação “Melhor letra” é decidida por uma comissão designada pela Academia Imperatrizense de Letras, e a “Aclamação popular” é feita por meio de votação aberta ao público.
O professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Alexandre Maciel, integrante da comissão de jurados convidados, explica que a avaliação das músicas e votação dos vencedores seguiu três critérios avaliativos: a composição, o arranjo e a interpretação. “Metade do júri era técnico musicalmente, eram músicos e a outra metade era composta por pessoas que gostam de música, professores, especialistas. Então ficou um debate interessante na parte técnica”, revela o professor.
Vencedores

Os vencedores do festival receberam os prêmios da mão de artistas, integrantes de instituições públicas e outros representantes da cultura de Imperatriz, como a cantora, Glória Amorim, e a professora da UFMA, Yara Medeiros, que anunciaram os dois primeiros lugares da categoria municipal, Charles Oliveira, ex-presidente da Fundação Cultural, entregou o prêmio de “Aclamação Popular”, a presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Edna Ventura, premiou a “Melhor letra” e o juiz da Vara Agrária, Delvan Tavares, apresentou os vencedores da categoria nacional.
Saymon Diz, vocalista da banda de reggae, Velho Bob, venceu o maior prêmio da categoria municipal com a música de própria autoria “Sempre será seu”. Ele conta que ficou surpreso com a conquista por ser a primeira vez que participa de um festival local como o FMI. “Eu fiquei um pouco surpreso. Você vê tanta gente boa, tanta música boa. E a sua se destacar. É maravilhoso”. O cantor revela que, futuramente, pretende produzir um videoclipe para a música.

Vinicius Lima, que alcançou o lugar mais alto do pódio na categoria nacional, interpretando a música “Erupção do amor”, confessa que esse é o primeiro festival em que participa e que não esperava terminar a competição em primeiro lugar. O autor da letra, Edivaldo Santos, explica que a inspiração para compor a canção veio durante uma pausa no casamento. “Achando que a gente estava brigando muito, resolvemos dar um tempo. Eu vi que sofrimento não é viver brigando. Sofrimento é viver na solidão. Então daí veio a ideia”.

Ludi Sousa conquistou dois prêmios, o de terceiro lugar, na categoria nacional, e o de melhor letra, com a música de sua autoria “Sinaleiro”. Ele veio de Manaus, mas é natural do Maranhão, e já morou em Imperatriz. O cantor fala que receber o prêmio de melhor letra foi uma forma de firmar sua obra.
“O prêmio de melhor letra só valoriza o meu trabalho poético”
Ludi Sousa

Fausta Santos conquistou a maioria do público com a apresentação da música de sua autoria, “Improvável”, e venceu o prêmio de “Aclamação Popular”. A inspiração para compor a letra veio da Bíblia, de uma passagem do livro de Samuel. A cantora conta que, apesar do sucesso de sua obra e da vitória na premiação, se perguntou se poderia inscrevê-la no evento por se tratar de um gospel. “Perguntei para alguém da Secretaria da Cultura se eu poderia enviar [a música]. E ele disse que sim, que sendo gospel, funk, qualquer outro ritmo, é música”.

Resultado
Categoria Municipal
Categoria Nacional (geral)
Playlist no Spotify
Para ouvir as músicas do XIV Festival de Música de Imperatriz disponíveis no Spotify, basta escanear o QR Code abaixo para ser encaminhado para a playlist.
