Você perdeu a prova do Enem? Saiba como pedir a reaplicação

Por Pedro Bertoldo

Você foi um dos candidatos que perdeu um dos dias da prova do Enem? Pois não se preocupe, os candidatos que perderam algum dia de prova podem pedir reaplicação com justificativa para os dias 12 e 13 de dezembro de 2023. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 97 mil candidatos faltaram nos dois dias de provas no Maranhão, sendo 47 mil no primeiro dia e 50 mil no segundo dia.

Mas ainda há uma solução para esses candidatos que não conseguiram realizar a prova. A solicitação de reaplicação da prova deverá ser feita pela Página do participante enem.inep.gov.br/participante até o dia 17 de novembro. As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep.

O direito à reaplicação, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, é válido somente em certas situações, como em caso de doenças infectocontagiosas, que precisarão ser comprovadas pelos candidatos, ou problemas logísticos.

Um desses problemas aconteceu com a estudante, Ilana Clara da Silva Farias, de 16 anos, que perdeu o segundo dia de provas pois acabou se infectando com a influenza humana do tipo A, mais conhecida como gripe. “Eu acabei gripando na quinta, e passei o final de semana com muito mal estar, muita febre, dor no corpo, dor de cabeça, fiquei muito mal mesmo e não consegui fazer a prova”. Conta a estudante.

Ela também conta que mesmo perdendo o segundo dia de prova, não perdeu tempo e já fez o pedido de remarcação da prova. “O Enem é uma das grandes chances de entrar na universidade, não posso perder essa chance por causa de uma gripe. Já fiz o pedido de remarcação da prova e agora só aguardar,” relata Ilana Clara.

Para pedir a realização, além de acessar o site do Inep o candidato deve apresentar o candidato deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, devem constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Confira a lista de doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem:

• Tuberculose;

• Coqueluche;
  • Difteria;
  • Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
  • Doença meningocócica e outras meningites;
  • Varíola;

• Varíola dos macacos (monkeypox, mpox);

• Influenza humana A e B;

• Poliomielite por poliovírus selvagem;

• Sarampo;

• Rubéola;

• Varicela;

• Covid-19.

Problemas logísticos

O candidato que tiver tido problemas logísticos também poderá pedir a reaplicação da prova.

Segundo o edital, são considerados problemas logísticos as seguintes situações:

• desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);

• falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);

• falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela; ou

• erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.