Visita à Câmara marcou minicurso de jornalismo político

Esta reportagem é resultado de um exercício da disciplina de Técnicas de Reportagem. Cobertura paralela à já realizada pela equipe oficial do site.

A visita de acadêmicos à Câmara de Vereadores de Imperatriz para realizarem um perfil dos parlamentares foi a forma de unir prática e teoria no minicurso de Jornalismo Político ministrado pelo professor mestre Ed Wilson da UFMA de São Luís, nos dias 2 e 3 de dezembro. O evento aconteceu durante o IV Simpósio de Comunicação da região Tocantina.

Os grupos se reuniram e foram em busca de seus entrevistados. Um deles foi o vereador Rildo Amaral, que recebeu os alunos em seu gabinete. Ele achou a ideia do minicurso interessante, pois é um serviço de utilidade pública e a sociedade precisa conhecer a história de seus representantes. Rildo Amaral, em pouco tempo de mandato, criou vários projetos que foram aprovados. Dentre eles, a lei que obriga postos de saúde, consultórios dentários e hospitais públicos a prescreverem somente remédios genéricos.

No curso, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento em relação à política no Brasil e, principalmente, no Maranhão. O professor Ed Wilson explicou de forma breve a situação em que se encontra a política brasileira, dando enfoque nas eleições de 2010. Segundo ele, os jornalistas precisam manifestar uma posição política.

O minicurso iniciou às 8 horas do dia 2 e encerrou ao meio dia do dia 3, teve 8 horas de duração e contou com a presença de 30 acadêmicos, nem todos estudantes de Comunicação Social. Sendo um dos cursos mais procurados, foi o primeiro a esgotar as vagas. O resultado do trabalho feito na Câmara foi utilizado para realização de matérias e estas serão publicadas no site Imperatriz Notícias.