Vendedores ambulantes de Imperatriz falam sobre união entre camelôs e reclamam da prefeitura

Rua Simplício Moreira com o Calçadão de Imperatriz (foto: Cairo Yuri)

Seu Antônio trabalha há 20 anos como camelô, na esquina da rua Simplício Moreira com o Calçadão, onde fica parte do Armazém Paraíba. O ponto é bastante disputado por vendedores ambulantes, pois um grande fluxo de pessoas circula por lá, o que poderia causar um certa rixa por clientes, mas não é que acontece.

A banca de Antônio fica localizada exatamente entre as bancas de Ronaldo, que está lá há 11 anos, e de Fábio, que trabalha no local há 8 anos. Os empreendimentos ficam tão pertos uns dos outros, que é difícil de identificar onde termina um e começa o próximo, ainda mais porque as três bancas vendem produtos em comum.

“A gente ajuda uns aos outros aqui. Se um vai almoçar, o outro fica olhando. Se um cliente se interessa por um carregador na banca dele, eu vendo o da banca dele e guardo o dinheiro, mesmo tendo o mesmo produto na minha banca.” diz Antônio, que tem 48 anos de idade.

A relação entre os camelôs é de amizade e respeito, como conta Ronaldo, de 34 anos, o segundo mais antigo do ponto: “A gente vai se ajudando. Ás vezes, o cliente procura um cinto aqui, mas não gosta muito do modelo, vai na banca do lado e tem o modelo que ele gosta. A gente sempre troca indicação.”

Fábio, 31 anos, é o mais jovem entre eles e o que está há menos tempo como vendedor ambulante. Ele lembra que entre os três nunca houve confusão. “Durante esse tempo já passaram vários. Aqui, acolá, chega um novato. A gente tenta ajeitar, mas a maioria não aguenta a pressão e acaba saindo.”

Os três camelôs que ficam todos os dias na mesma esquina do Calçadão, estão mais para uma equipe, do que concorrentes. O adversário parece ser outro: “o problema maior é a Prefeitura, tem um período que eles sempre vêm aqui, expulsam a gente, chegam até a levar mercadoria”, reclama Seu Antônio.

Nos últimos meses, a prefeitura vem aumentando a fiscalização e retirando os vendedores ambulantes do centro comercial de Imperatriz. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fábio Hernandez, a obra de padronização das calçadas já foi iniciada na Avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a Rua Sousa Lima.

Segundo o Prefeito Assis Ramos, o primeiro passo é direcionar os vendedores que fixavam barracas ou bancas nas ruas e calçadas do Centro para o Shopping da Cidade, que já foi inaugurado e fica localizado na rua Coriolano Milhomem.