Por: BARBARA GOMES SILVA
As vendas online são o principal fator para o baixo índice de vendas no calçadão, centro da Cidade de Imperatriz, afirma a economista Susanne Victória, formada pela FEST. Sites com fretes grátis e preços mais em conta competem diretamente com as lojas físicas, dificultando a concorrência pelos consumidores para o comércio local.
“O Dia do Consumidor é lembrado pelas promoções e descontos em compras. É uma data tão esperada pelos clientes quanto a Black Friday”, aponta a economista Susanne Victória. Apesar das promoções e descontos oferecidos pelas lojas do Calçadão de Imperatriz, o baixo fluxo de vendas tem sido uma preocupação constante para os comerciantes, que relatam vendas fracas mesmo em datas comemorativas como o Dia do Consumidor.
“Muitas lojas fizeram o ‘especial pro dia do consumidor’, mas não teve tanto movimento, para falar a verdade o movimento foi fraquíssimo a gente esperava mais.”, conta Romualdo Silva, vendedor da loja Pegonopé, localizada no Calçadão, centro da cidade de Imperatriz.
Apesar das datas comemorativas serem uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes, oferecendo promoções e descontos especiais: “Nos últimos dias há pouca movimentação no comércio de Imperatriz e oferecer promoções e descontos em um período de baixa demanda”, diz o vendedor.
Susanne Victória destaca que a concorrência com o comércio eletrônico é um grande desafio para os comerciantes locais, porque as vendas online oferecem cupons de descontos, frete grátis e preços mais baixos, o que pode atrair os consumidores e, consequentemente, diminuir ainda mais o fluxo de vendas no Calçadão de Imperatriz.
Alternativas
Diante desse cenário desafiador, os comerciantes do Calçadão de Imperatriz devem continuar buscando soluções para atrair consumidores e impulsionar as vendas. “Saber conquistar o cliente e fornecer um relacionamento com ele, que o comércio eletrônico não tem como fornecer, é um ótimo início, um bom atendimento é a alma do comércio local”, explica a economista.
É importante se adaptar às mudanças no mercado e às preferências dos clientes. Além disso, com o decorrer dos anos é importante que os comerciantes locais estudem as estratégias do comércio eletrônico para não ficarem para trás nas suas vendas, afirma a economista.