Texto e fotos João Paulo Camelo
O aplicativo “Meu ônibus Imperatriz”, que permite que pessoas acompanhem em tempo real a localização dos veículos de transporte público e o horário das linhas nos pontos de ônibus mais próximos, tem sido alvo de reclamações por parte dos usuários que fazem uso do serviço. A principal delas é de que nos últimos dias a ferramenta apresenta instabilidade e indisponibilidade de informações em determinados bairros da cidade.
Na playstore, loja de aplicativos para os smartphones Android, o aplicativo registra mais de dez mil downloads e possui diversas reclamações por parte dos usuários. Atualmente nessa plataforma a nota de avaliação do “Meu ônibus Imperatriz” é 3,6 estrelas. Das 258 avaliações registradas, 120 delas pontuam o aplicativo com uma nota inferior a 5 estrelas.
O serviço também está disponível para smartphones que possuam o sistema operacional iOS. O download da aplicação pode ser feito pela App Store. Contudo, não há reclamações registradas pelos usuários nessa loja de aplicativos.
De acordo com Odair Francisco, gerente da empresa Ratrans, que é responsável pelo transporte público na cidade, a ferramenta é monitorada e atualizada via satélite. “Sua cobertura abrange toda cidade e bairros distantes (se referindo ao alcance do aplicativo). Nesse período de chuvas ocorrem falhas e por isso o aplicativo deixa de receber informações por perca de sinal”, disse.
Há um campo reservado dentro do aplicativo para que sejam enviadas às reclamações e sugestões sobre o serviço. “Todas as informações (se referindo as reclamações e sugestões enviadas pelos usuários) são direcionadas para um e-mail e monitoramento”, garante Odair. Entretanto, não há acompanhamento das avaliações e críticas realizadas na playstore.
Toda essa instabilidade e indisponibilidade de serviço tem causado desconforto em quem depende do transporte público em Imperatriz. A vendedora Lívia Pereira conta que sempre utilizou o aplicativo e que nos últimos dias não consegue visualizar as linhas e os horários referentes ao ponto de ônibus próximo a sua casa. “Eu não consigo ter as informações quando utilizo o aplicativo aqui nesse ponto (se referindo a parada que utiliza diariamente). Mas em outros locais da cidade o aplicativo funciona”, disse.
A última atualização para o “Meu ônibus Imperatriz” saiu no início do ano e teve como proposta de melhoria a inclusão da opção de pesquisa de locais, linhas e pontos.
Na opinião da estudante Luana Fonseca, as atualizações que são disponibilizadas não suprem as necessidades dos usuários. Segundo ela, algumas informações e pontos que ela teria salvo como “favoritos” sumiram após ela ter baixado a última atualização. “De certa forma atualizar o aplicativo me prejudicou, pois desde então não consigo mais localizar (se referindo aos veículos do transporte público) e ver os horários das linhas nos pontos de ônibus que utilizo”, relata.
Devido ao fato das falhas do aplicativo possuir ligação com a ausência de sinal em alguns pontos da cidade entre o aplicativo e o satélite que o monitora, não há previsão de uma atualização que consiga solucionar os problemas reclamados pelos usuários.
As reclamações sobre falhas e instabilidades do serviço podem ser formalizadas no próprio aplicativo acessando o campo “deixe sua opinião”.